Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

UCS promove Jornada de Saúde Mental na Escola

por Daniel Lucas Rodrigues

Encontro será realizado na próxima semana

Foto: EBC/Divulgação

Desenvolver a formação continuada de profissionais das áreas da Educação e da Saúde para a qualificação do atendimento de crianças, jovens e adultos da Educação Básica de Caxias do Sul e região. Esse é o objetivo da 2ª Jornada de Saúde Mental na Escola: um campo e um problema multidisciplinar que será realizado na Universidade de Caxias do Sul, na próxima segunda-feira, dia 24 de setembro.

O evento – promovido pela UCS e pelo Programa Regional de Ação Conjunta Universidade e Municípios (PRAC) – reunirá cerca de 400 participantes entre professores, educadores sociais, auxiliares educacionais, contadores de história, estudantes e profissionais interessados na temática.

A 2ª Jornada de Saúde Mental na Escola terá início às 8h30min, no UCS Teatro, no Campus-sede, com a conferência “Saúde mental na escola: atendimento multidisciplinar”, com o professor Cláudio Roberto Baptista (UFRGS), que possui doutorado em Educação pela Università degli Studi di Bologna e Pós-doutorado pela Università di Roma 'Foro Italico' . Às 11 horas, o professor da UCS, Lucas Fürstenau de Oliveira, com doutorado em Ciências Biológicas: Neurociências, pela UFRGS, irá abordar sobre “Saúde Mental e Cérebro Ativo”.

No período da tarde, ocorrem os “ateneos” (modalidade de encontro de formação na qual participam pesquisadores ou profissionais experientes para debater sobre uma temática específica): em grupos, os participantes, nas salas do Bloco J, irão abordar:

- Saúde Mental e Transtorno do Especto do Autismo, com Sarai Sánchez de León Fernández (UCS);

- Saúde Mental e Práticas Pedagógicas, com Patrícia Giuriatti (UCS);

- Saúde Mental e Protocolos Médicos, com Juliana Dall Onder (neurologista do CES);

- Saúde Mental e Proteção Jurídico Social, com a promotora de Justiça Simone Martini;

- Saúde Mental e Família, com Bruna Krimberg Von Muhlen (UCS);

- Saúde Mental e Cérebro Ativo, com Nilva Lúcia Rech Stedile (UCS);

- Saúde Mental e Rede de Atenção Básica, com Margareth Lucia Paese Capra (UCS);

- Saúde Mental e Implicações na Vida dos Profissionais, com Magda Macedo Madalozzo (UCS);

- Saúde Mental e Acolhimento, com Cláudia Patrícia Malta Panno de Oliveira, da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul;

- Saúde Mental e Drogadição, com Deysi Lenana Bottin Piovesan, médica psiquiatra do CAPS Álcool e Drogas Reviver.

E, às 16 horas, no UCS Teatro, serão apresentados os resultados da pesquisa com o lançamento do e-book “Pesquisa Educação, Saúde e Acolhimento” pela EDUCS, organizado pelos professores da UCS Delcio Antônio Agliardi e Verônica Bohm, que narra um percurso investigativo acerca de saúde mental na escola.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais