Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Dia D de vacinação para crianças e adolescentes até 14 anos é neste sábado (20/08)

por Pablo Ribeiro

Campanha ocorre em 13 UBSs e também haverá gotinha contra poliomielite na Praça Dante Alighieri

Foto: Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul/Divulgação

Pais de crianças e adolescentes de até 14 anos têm compromisso marcado para dia 20/08, sábado: nessa data, 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (para crianças menores de cinco anos) e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (até 14 anos). Também haverá um ponto de vacinação na Praça Dante Alighieri, em parceria com o Rotary Club. Na praça, em função da previsão de frio, haverá apenas a aplicação da vacina oral (gotinha) contra a poliomielite para crianças de um a quatro anos.

Na primeira semana de campanha, 1.056 crianças de uma quatro anos de idade fizeram a vacina contra a poliomielite (gotinha). A população estimada para essa faixa etária é de 25,2 mil crianças e todas devem receber esse reforço, mesmo que estejam com a vacina em dia. Além disso, 2.465 crianças e adolescentes compareceram com seus pais ou responsáveis para atualizar a caderneta de vacinação, mas somente 1.549 precisaram receber uma ou mais doses de vacinas.

Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), o Brasil está há mais de 30 anos livre do vírus da poliomielite e no Rio Grande do Sul o último caso registrado de poliomielite foi em 1983 em Santa Maria. No entanto, assim como o restante do país, o Estado tem alto risco para reintrodução do vírus da poliomileite em função da queda nas coberturas vacinais. A poliomielite é uma doença que, em casos graves, pode causar paralisia dos membros inferiores.

"O grande objetivo dessa campanha no que diz respeito à poliomielite é evitar que o Brasil volte a ter circulação desse vírus e a estratégia que temos é realizar a vacina. Por isso pedimos aos pais que levem seus filhos, neste sábado ou durante a semana, e que também busquem as Unidades de Saúde para conferir se alguma outra vacina precisa ser colocada em dia", orienta a diretora da Vigilância em Saúde da SMS, Juliana Argenta Calloni.

Para ampliar as coberturas vacinais, a Secretaria Municipal da Saúde também ofertará doses contra covid-19 e Influenza/ gripe para meninos e meninas de até 14 anos nas 13 UBSs que estarão abertas no sábado.

A campanha contra poliomielite e de multivacinação ocorre até 09/09, de segunda a sexta-feira, em todas UBSs do Município.
 

Serviço: Dia D de vacinação - Crianças e Adolescentes até 14 anos

Sábado, 20/08

Onde: UBSs Centro de Saúde, Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Diamantino, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta, Fazenda Souza, Santa Lúcia Cohab, São Leopoldo, Reolon, Vila Ipê.

Horário: 8h às 17h

Poliomielite: menores de 5 anos.

- 1 a 4 anos: todos devem fazer a vacina oral (mesmo que já tenham recebido a gotinha).

- Menores de 1 ano: somente crianças com a vacina injetável em atraso (menores de 1 ano não fazem vacina oral).

Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente: até 14 anos com vacinas de rotina em atraso.

Covid-19: 3 a 14 anos

Influenza (gripe): 6 meses a 14 anos

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais