Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vacinação contra a gripe inicia na próxima segunda-feira (23) em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Campanha inicia 30 dias antes do previsto por conta do novo coronavírus

Foto: Andréia Copini/Divulgação

Caxias do Sul inicia a campanha de vacinação contra a gripe, na próxima segunda-feira (23/03), nas 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Serviço Municipal de Infectologia. Esses locais distribuirão as primeiras 20 mil doses disponibilizadas, até o momento, pelo Governo do Estado. Com o decorrer da ação, outras instituições de saúde receberão a vacina.

A imunização, para os vírus Influeza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B, será efetuada em três etapas. A primeira compreende a faixa etária de idosos acima de 60 anos e funcionários da área da saúde. A partir do dia 16 de abril, serão priorizados os professores de escolas públicas e privadas, trabalhadores da força de segurança e salvamento e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e que possuem quadro clínico especial. O último estágio vai envolver uma mobilização chamada de “Dia D”, que vacinará crianças de seis meses até 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população carcerária.

Devido ao surto do novo coronavírus (Covid-19) pelo Brasil, a campanha iniciou 30 dias antes do previsto. A coordenadora do Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Rita de Cássia Mota, explica que, por conta da doença, os idosos serão o primeiro grupo, já que se mostraram mais vulneráveis ao vírus. Ela ainda explica que o motivo da antecipação se dá para diferenciar rapidamente casos de gripe e de Covid-19. (Ouça aqui)

Para receber a vacina, é necessário a apresentação do Cartão SUS e, quem tiver, da Caderneta de Vacinação. Pacientes com doenças crônicas necessitam ter a prescrição médica com a indicação da vacina. Por conta do índice de pessoas suscetíveis ao coronavírus que vão procurar a imunização, Rita alerta que a comunidade precisa ter consciência ao procurar os postos de saúde. (Ouça aqui)

Esta é a 22ª edição da campanha de vacinação contra a Influenza. Em 2019, o Rio Grande do Sul imunizou 84% dos grupos prioritários, abaixo da meta estipulada pelo governo federal.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais