Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Coronavírus: Randon e Marcopolo estão avaliando funcionários do grupo de risco

por Pablo Ribeiro

Empresas informaram que estão adotando medidas de precaução, porém seguem atuando nas atividades fabris

Foto: Agência Brasil/Divulgação

Diante do avanço da pandemia do Coronavírus, as duas maiores empresas de Caxias do Sul, Randon e Marcopolo, emitiram uma nota informando seus posicionamentos sobre o Covid-19. Conforme a nota, a partir desta quarta-feira, 18 de março, pessoas de grupo sensível que sejam imunodeprimidas, asmáticas, hipertensas, cardíacas, diabéticas, com câncer, com mais de 60 anos e gestantes, estão sendo avaliadas. As empresas cumprirão as determinações médicas. Para colaboradores que não tenham com quem deixar seus filhos, nos casos de escolas que não estejam funcionando, as empresas avaliarão cada caso.

As empresas informaram que, desde os primeiros alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda no mês de janeiro, as empresas passaram a adotar medidas de precaução, que foram se intensificando de acordo com a evolução da doença. Ao mesmo tempo, seguem atuando com empenho na continuidade das atividades fabris, evitando impacto maior na sociedade.

A ampliação do home office será outra medida tomada pelas empresas para evitar a proliferação do vírus. Essa e outras providências seguirão até o período em que as empresas entenderem como necessário.

Além disso, desde o início do ano, as Empresas Randon e a Marcopolo estão promovendo iniciativas e orientações para seus colaboradores, tais como:

- Campanha preventiva contra infecções respiratórias;

- Disponibilização de kit prevenção (álcool em gel, lenços descartáveis, máscaras) antes de viagens;

- Envio de máscaras e termômetros para os colaboradores da China (Caso da unidade da Fras-le na China);

- Isolamento domiciliar aos profissionais que retornaram de viagens internacionais, ou de cidades brasileiras em que já existe transmissão comunitária, e acompanhamento médico conforme necessidade;

- Cancelamento de viagens internacionais, medida estabelecida desde o início de março. As viagens nacionais e regionais estão restritas, principalmente nos casos de cidades em que há contágio comunitário;

- Encontros presenciais, como reuniões e treinamentos, estão sendo substituídos por videoconferências;

- Cancelamento ou postergação de eventos internos e externos realizados pelas empresas;

- Aumento da oferta de álcool em gel para os colaboradores, principalmente em restaurantes, acessos e vestiários;

- Reforço na higienização dos espaços compartilhados, como banheiros, vestiários, restaurantes e veículos de transporte de colaboradores;

- Acesso restrito para visitas presenciais nas empresas;

- Divulgação periódica de informações e orientações sobre a prevenção do Covid-19;

- Antecipação da campanha de vacinação contra a Gripe H1N1, que, embora não previna o Covid-19, auxilia no diagnóstico correto.

As companhias estão sensibilizadas e acompanhando, juntamente com equipes médicas, os colaboradores que apresentarem algum tipo de sintoma, bem como outros contextos que possam impactar suas equipes. Contam ainda com comitês destinados a estudar ações adicionais de precaução e que estão acompanhando o cenário para que medidas sejam tomadas de maneira efetiva e na velocidade necessária.

Por fim, as empresas Randon e a Marcopolo informam seguem com suas operações, atividades fabris e responsabilidades. Dessa maneira, entendem que estão contribuindo para que se mantenha a sustentabilidade econômica regional e global, com o funcionamento de setores relevantes de toda a cadeia produtiva, como, por exemplo, indústrias de transporte, farmacêutica e alimentícia, assim como vem ocorrendo em outros países, que continuam com atividades fabris.

Conforme o cenário exigir, as medidas podem ser alteradas. As empresas seguirão acompanhando o tema, que muda rapidamente, e entendem que o momento é de cuidado e comprometimento com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, familiares e das comunidades em que estão presentes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais