Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Caxias do Sul inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças nesta quarta (19)

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Quarta dose para imunossuprimidos também será disponibilizada

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A campanha de imunização contra o coronavírus contempla público de cinco a 11 anos. Nesta quarta-feira (19) serão vacinados meninos e meninas desta faixa etária com comorbidades e na quinta-feira (20) será a vez de crianças de 10 e 11 anos sem comorbidades. A vacinação vai ocorrer enquanto houver disponibilidade de doses e o cronograma para os dias seguintes será anunciado oportunamente. O Município inicia a campanha das crianças com 2.460 doses.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, as crianças devem ser vacinadas em locais onde não ocorra testagem contra covid-19, por isso, a SMS definiu nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que neste momento vão concentrar a imunização dos pequenos: Bela Vista, Belo Horizonte, Mariani, Parque Oásis, Pioneiro, Planalto Rio Branco, São Caetano, São Leopoldo e Século XX, das 8h às 15h. Ou seja, nestes locais não serão ofertados testes mas seguem as demais rotinas e consultas normais. Essas nove Unidades também não terão vacinas contra covid-19 para adultos.

As crianças de cinco a 11 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Para os pequenos com comorbidades, a documentação a ser apresentada é atestado médico que confirme a comorbidade OU receita médica que comprove a doença e que tenha sido emitida há menos de um ano. Todas as crianças devem levar a carteira de vacinação, certidão de nascimento e, se tiver, o Cartão SUS

As salas de vacinas para o calendário vacinal de rotina também serão reabertas nesta quarta-feira nas mesmas nove UBSs. Para a aplicação da vacina BCG, os pais seguirão a mesma rotina habitual, de contatar a sua UBS de referência para que seja agendado o dia da aplicação, que neste momento será direcionada a uma das nove UBSs. Para as vacinas tríplice viral e febre amarela para adultos e crianças, o dia para aplicação é as quartas-feiras. Essas vacinas já eram aplicadas em dias pré-definidos para evitar a perda de doses, uma vez que os frascos têm várias doses e a duração é de poucas horas após a abertura dos frascos. A SMS vai reabrir, gradativamente, salas de vacinas de outras UBSs.

A SMS lembra que a vacina contra covid-19 em crianças deve ser administrada com intervalo de 15 dias em relação a outros imunizantes. Esse intervalo não é mais exigido para a vacinação de adultos.

Também nesta quarta-feira, Caxias do Sul inicia a aplicação da quarta dose, que contempla pessoas com imunossupressão que fizeram a terceira dose dia 19/09 ou antes. Na quinta será quem realizou a terceira dose dia 20/09 ou antes. A aplicação é feita quatro meses após a terceira dose. Para esse público, a imunização será nas UBV Alvorada e nas UBSs Cristo Redentor e São José, abertas das 8h às 15h.

Para comprovar a comorbidade é necessário apresentar atestado médico que confirme a comorbidade OU receita médica que comprove a doença e que tenha sido emitida há menos de um ano.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais