Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Tire as principais dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19 em Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Plano Municipal de Imunização foi apresentado nesta segunda-feira (18/01), em entrevista coletiva na Prefeitura

Foto: Foto: Reuters

O Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 de Caxias do Sul está programado para iniciar nesta terça-feira (19/01). A imunização começaria pelos grupos prioritários, separados em quatro fases: primeiro por trabalhadores de saúde, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas de 80 anos a mais, pessoas de 75 a 79 anos; depois pelas pessoas de 70 a 74 anos, pessoas de 65 a 69 anos, pessoas de 60 a 64 anos; Então pela população com comorbidades; e, por último, professores, forças de segurança e salvamento, funcionário do sistema prisional.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ainda não receberiam as doses nesta primeira etapa. A vacinação para próxima fase dependerá de quantas remessas o governo federal enviar para o Rio Grande do Sul. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou um planejamento com critérios por população alvo em cada etapa, localização geográfica das UBSs, segurança, logística e armazenamento das vacinas.

Veja abaixo um esclarecimento sobre as principais dúvidas quanto ao esquema de vacinação em Caxias do Sul.

Quando inicia a vacinação?

A data prevista pelo Ministério da Saúde é dia 20 de janeiro (quarta-feira). Em Caxias do Sul, depende da chegada das doses.

Qual a população-alvo desta primeira fase da campanha?

Trabalhadores da saúde e pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

Por que há definição de grupos prioritários?

Para proteger as pessoas mais vulneráveis da sociedade (inclusive aquelas que não podem receber a vacina por questões de doença).

Quais conceitos auxiliam na definição de grupos prioritários de vacinação?

Manter atendimentos essenciais em funcionamento; vacinar as pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença ou com mais risco de vida; imunizar o maior número de pessoas para garantir proteção aos grupos vulneráveis que não podem receber a vacina.

Quais são os profissionais de saúde priorizados para vacinação?

Diante das doses disponíveis para distribuição inicial e da estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, será necessária uma ordem de priorização desse grupo. Assim, segundo o Ministério da Saúde, recomenda-se a seguinte ordem, conforme disponibilidade de doses, sendo facultado a Estados e Municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local:

- Equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados para as 6 milhões de doses;

- Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos;

- Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19;

- Demais trabalhadores de saúde.

Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.

Quantas vacinas serão disponibilizadas em Caxias?

Ainda não há essa informação. O Ministério da Saúde fará a distribuição proporcionalmente à população do Estado/ cidade/ grupo a ser vacinado.

Quais vacinas estarão disponíveis?

Inicialmente, serão oferecidas pelo Ministério da Saúde as vacinas Coronavac e University of Oxford/AstraZeneca. Outras poderão estar disponíveis, mas, até o momento, somente essas duas solicitaram o registro para uso emergencial junto à Anvisa.

Será possível escolher com qual vacina serei imunizado?

Não.

Já há data para a segunda fase da vacinação?

Não, mas será informada nos canais de comunicação da prefeitura e também por meio da imprensa. A data dependerá da remessa de vacinas pelo governo federal.

Onde ocorrerá a vacinação?

Na primeira etapa, será nos locais de trabalho dos profissionais de saúde e nas ILPIs. Nas etapas seguintes, os locais serão informados oportunamente.

A pessoa será vacinada com quantas doses?

As vacinas Coronavac e University of Oxford/AstraZeneca são aplicadas em duas doses.

Como saber quando será a segunda dose?

Será informado no ato da vacinação. Também é possível baixar o aplicativo Conecte SUS, que trará o registro da vacina utilizada, doses ministradas, além de alerta da data para segunda dose.

Haverá vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)?

Na primeira fase, não. A prefeitura divulgará quando for ofertado nesses locais (designados em quadro anterior).

Haverá algum Dia D de vacinação, a exemplo do que ocorre com outros tipos de imunização?

A Secretaria da Saúde prevê essa possibilidade, mas, caso ocorra, será confirmada em momento oportuno.

Quem for vacinado poderá deixar de usar máscara?

Não. A máscara deverá continuar sendo usada, bem como deverão ser mantidos os hábitos de higiene e evitadas as aglomerações, até que haja nova orientação de saúde.

Quem não deve tomar a vacina?

Menores de 18 anos de idade (o limite de faixa etária pode variar para cada vacina de acordo com a bula); gestantes; pessoas que já apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma vacina contra a covid-19; pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a qualquer componente da(s) vacina(s).

A vacina é segura?

As vacinas serão ofertadas com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Onde buscar informações?

Nos canais oficiais do Ministério da Saúde (incluindo o Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19, de 18 de janeiro de 2021), da prefeitura de Caxias do Sul, da Secretaria Municipal da Saúde e do governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Qual o contato para informações e denúncias?

Alô Caxias (telefone 156), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras demandas não ligadas à vacinação deverão ser, prioritariamente, encaminhadas por meio do site da prefeitura (sac.caxias.rs.gov.br). Se houver grande demanda de ligações, pode haver demora para atendimento. A prefeitura estuda outras possibilidades para viabilizar a prestação de informações ao cidadão.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais