Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Conselho de Saúde denuncia problemas no atendimento do SUS em Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

A presidente do órgão se pronunciou na tribuna do Legislativo e fez reivindicações

Foto: Matheus Teodoro/Divulgação

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caxias do Sul, Fernanda Borkardt, participou da Sessão da Câmara de vereadores nesta terça-feira (17/07). Na sua fala no Legislativo caxiense ela denunciou problemas nos atendimentos primários, secundários e terciários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Município. Na oportunidade, a servidora criticou a ação da Secretaria Municipal de Saúde, que não atingiu a meta de imunização da população de risco da vacina do vírus da gripe.

Em espaço, cedido por meio de acordo entre os líderes de bancadas, Fernanda relatou problemas de gestão de recursos humanos, materiais e demais insumos. Segundo ela, tais ações podem ter refletido na morte de uma criança, em 9 de julho passado. Salientou que as falhas, na atenção primária, acometem as demais esferas do atendimento. A iniciativa da Administração Municipal, de conceder férias a 43 médicos da rede pública, é tratada pelo Conselho, como forma de precarização do SUS, em Caxias.

De acordo com Fernanda, o Pronto Atendimento 24h registra falta de antibióticos e demais medicamentos, utilizados em larga escala, no tratamento de problemas respiratórios. Além disso, segundo ela, os profissionais não possuem, sequer, sabão líquido para a lavagem de mãos. A presidente do conselho também criticou a gestão de pessoal, sobretudo pela suspensão das ecografias de urgência, por falta de médicos.

Na alta complexidade, que se denomina atenção terciária, o órgão revelou que o Executivo é negligente na articulação do atendimento do SUS. Fernanda explicou que Caxias possui somente nove leitos de UTI pediátrica, que atendem a toda a região e, por isso, a Secretaria de Saúde deveria desenvolver um trabalho para a compra de novas vagas, para atendimento às crianças, por meio da rede pública.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais