Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

FSG promove terapia aquática para crianças com autismo ou distúrbios neurológicos

por Ivan Sgarabotto

Atividade do curso de Terapia Ocupacional proporciona desenvolvimento por meio de experiências que intensificam capacidades

Foto: Carolina Py de Castro

Realizada pelo curso de Terapia Ocupacional da FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha, a Terapia Ocupacional Aquática é voltada a crianças de até 12 anos com autismo ou distúrbios neurológicos, a fim de promover benefícios relacionados a aspectos motores. A atividade integra o projeto de extensão Terapia Ocupacional Aquática e o Estágio Curricular Obrigatório II.

De acordo com a coordenadora do curso, Claudia Colar Scolari, a terapia é pioneira em Caxias do Sul, relativamente nova e realizada em poucas cidades brasileiras.

Os benefícios relacionam-se a aspectos motores, como a melhora da coordenação motora global, ampla e fina; dos movimentos funcionais; de aspectos cognitivos como atenção, concentração e raciocínio; na integração sensorial geral; e em aspectos comportamentais como redução da agitação, ansiedade e agressividade. Também há a redução do tônus e relaxamento muscular global. As sessões incluem simulação de atividades da rotina diária e o uso de materiais e brinquedos diversos, como bonecas, bolas, flutuadores de piscina, a fim de estimular a coordenação motora e a cognição, além de deslocamento e flutuação, para relaxamento. 

Os atendimentos de 45 minutos ocorrem na piscina terapêutica da instituição de ensino (Prédio C, na Rua Os Dezoito do Forte, 2366), nas segundas (das 17h às 19h) e quartas-feiras (8h às 10h45), ao custo de R$ 30 por sessão. Os agendamentos são realizados no Instituto Integrado de Saúde da FSG por meio do telefone (54) 3022-8400, ou ainda pelo e-mail [email protected]. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais