Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

315 casos de caxumba já foram diagnosticados em Caxias neste ano

por Ivan Sgarabotto

Desde agosto, 252 casos da doença foram registrados no município

Foto: Wilson Dias/ABr

O surto de caxumba registrado no Brasil apresenta reflexos significativos em Caxias do Sul esse ano. Até o momento, foram diagnosticados 315 casos da doença no município. No ano passado, o índice ficou em 10 casos.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caxias, Juliana Argentarevela que, embora a incidência da doença esteja diminuindo, 252 casos de caxumba (78 em agosto, 75 em setembro, 94 em outubro e cinco casos - até 15 de novembro) foram diagnosticados na cidade, desde agosto. (Acompanhe, em áudio)

Conforme Juliana Argenta a principal incidência dos casos de caxumba em Caxias do Sul foi diagnosticada em jovens e adultos, visto que muitos não haviam sido vacinados recentemente.

A vacina que previne o contágio da caxumba está disponível gratuitamente na rede pública de Saúde. Crianças e adolescentes com até 20 anos incompletos devem ser vacinados duas vezes. Já os adultos de 20 a 50 anos incompletos, apenas uma dose. Após essa idade não há a necessidade, tampouco revacinações ou reforços. A vacina leva 15 dias para começar a agir. Quem apresentar sintomas, como inchaço na região do pescoço, deve procurar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde ou na rede privada. A orientação é permanecer em repouso e evitar locais com grandes aglomerações de pessoas. Não é indicado buscar auxílio no pronto socorro, pois a pessoa se torna um potencial de contágio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais