Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

UBSs de Caxias do Sul realizam Dia D de vacinação contra a poliomielite neste sábado (17)

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Unidades funcionam das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia

Foto: Divulgação

O Dia D de vacinação contra a poliomielite será neste sábado (17/10), em Caxias do Sul. As vacinas são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, das 8h às 17h, com o intuito de imunizar crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Os postos de saúde não fecham ao meio-dia.

A meta é atingir 95% da faixa etária neste ano. Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Mônica Renosto, aproximadamente 22 mil crianças pode ser imunizada contra a doença.

Além de imunizar contra a poliomielite, o Dia D é destinado para que crianças e adolescentes de 0 a 14 anos coloquem o calendário vacinal em dia. Mônica conta a importância de se ter as vacinas atualizadas, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mônica ainda reforça que as UBSs realizam os cuidados sanitários contra a Covid-19, a fim de receber o público-alvo neste final de semana.

Meningite

Neste ano, uma vacina nova está sendo oferecida pelo SUS: a meningocócica ACWY, para adolescentes de 11 e 12 anos. Ela previne quatro tipos de meningites: A, C, W e Y. Antes a dose estava disponível apenas na rede privada.

A meningite é uma doença grave que causa inflamação das meninges – tecido que envolve o cérebro e a medula espinhal. A principal forma de prevenção é a vacina.

Os sintomas são febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos e podem surgir rapidamente. Nas formas mais graves da doença podem surgir manchas avermelhadas (menimgococcemia), confusão mental e sonolência.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais