Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Ventilador pulmonar desenvolvido por voluntários apresenta ótimo desempenho em teste com paciente humano

por Isadora Helena Martins

O equipamento ainda aguarda homologação da Anvisa para ser fabricado em escala

Foto: Hospital Geral/divulgação

O ventilador pulmonar Frank 5010, desenvolvido por um grupo de engenheiros voluntários sob coordenação do TecnoUCS e orientação do Hospital Geral (HG), passou em seu primeiro teste realizado em humanos. O equipamento foi utilizado, na última sexta-feira (15), uma paciente internada na Unidade de Terapia Intensiva do HG. Conforme o diretor técnico da instituição, Alexandre Avino, o desempenho do ventilador pulmonar foi igual ao dos aparelhos padrão.

O teste clínico foi realizado somente após a autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Antes da aplicação em humanos, o respirador ainda passou por testes em suínos.

Durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, Avino afirmou que o dispositivo será aplicado em outros nove pacientes, completando o projeto de pesquisa do ventilador pulmonar e compondo um conjunto de processos para a homologação do equipamento pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Caso o uso do ventilador pulmonar Frank 5010 seja aprovado pelo órgão, a meta é confeccionar mais 300 unidades para hospitais da região. Avino também salientou que há outros estados brasileiros que já solicitaram equipamentos, o que pode elevar a produção para cerca de 800 unidades.  Ouça a entrevista completa AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais