Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Guaporé desenvolve projeto de nutrição na melhor idade

por Eduardo Cover Godinho

Projeto, iniciado em outubro de 2014, conta com 200 mulheres de 16 comunidades

Nutricionistas repassam informações nutricionais para as doenças mais comuns
Foto: Emater

A fim de auxiliar na reeducação alimentar das pessoas, incentivando uma alimentação saudável e a prevenção de doenças através do resgate de costumes e bons hábitos, a Emater/RS-Ascar de Guaporé, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e seus profissionais, desenvolve o projeto “Nutrição na Melhor Idade”, desde outubro do ano passado. Todo mês são realizadas reuniões com sete grupos formados por cerca de 200 mulheres de 16 comunidades assistidas pela extensão rural e social. Até o momento, já foi feita a avaliação da condição física e de saúde das participantes, a identificação dos hábitos alimentares e prestação de orientações nutricionais.

Durante o mês de abril, a nutricionista Luciane Messa Urrutigaray, do Posto Central de Saúde de Guaporé, repassou informações nutricionais para as doenças mais comuns: hipertensão, diabetes e dislepidimia (colesterol e triglicerídeos). Ela explicou sobre os fatores de risco para cada doença e os alimentos recomendados e não recomendados. Juntamente com a estagiária de nutrição Rafaela Roman, elas também mostraram a quantidade de sal presente em alguns alimentos industrializados e os perigos do consumo excessivo. Segundo Luciane, uma pesquisa do IBGE indica que o brasileiro consome 12g de sal por dia, enquanto que a quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de 5g de sal por pessoa por dia. “Queremos proporcionar uma melhor qualidade de vida para as mulheres, através da conscientização e da prevenção, provocando mudanças de hábito e de estilo de vida de forma lenta, mas contínua, e com reflexos em toda a família”, diz a nutricionista.

A agricultora Roseli Lazzaretti, da Linha 5ª, tem uma horta e diz que procura consumir o mínimo possível de alimentos industrializados, mas não é suficientemente ativa. Ela participa do projeto a fim de poder obter novos conhecimentos, mudar comportamentos e prevenir doenças.

Nos encontros deste mês, uma educadora física irá abordar a importância da atividade física para a saúde. De acordo com a pesquisa Vigitel 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), no Brasil, o índice de pessoas com mais de 18 anos que são sedentárias, é de 48,7%, sendo fator de risco para doenças. Em maio, a nutricionista também fará novamente a pesagem e medição das circunferências das mulheres.

O projeto se estende até novembro, com a elaboração de receitas saudáveis, o acompanhamento da redução de peso e das medidas e a abordagem de assuntos como menopausa, stress e depressão, e a premiação para as mulheres de cada grupo que tiverem emagrecido mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais