Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

IGH permanece na gestão da UPA Zona Norte até setembro deste ano

por Rodrigo Fischer

Decisão foi tomada em uma reunião com a Prefeitura de Caxias do Sul nesta terça-feira (15/01)

Foto: Mateus Argenta/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul estendeu a permanência do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) a frente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte até setembro de 2020. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (15/01) em uma reunião entre representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da entidade administradora.

Os entes decidiram que o instituto cumpre suas obrigações até o prazo em que finaliza o contrato de gestão da unidade. Para os próximos 20 dias, planeja-se uma reunião a fim de preparar o Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

A entidade comunicou que deixaria a gestão da UPA Zona Norte em dezembro do ano passado, na gestão do prefeito cassado, Daniel Guerra. A época, o vereador Alberto Meneguzzi (PSB) divulgou a informação da saída e disse que o IGH teria cometidos irregularidades contratuais e a pasta municipal não teria aceitado as respostas.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco em dezembro de 2019, o então secretário da Saúde (SMS), Júlio César Freitas, afirmou que as justificativas se baseariam no aumento do rigor do contrato e nos mecanismos de controle de qualidade. A ação seria porque o edital de licitação para a UPA Central teria novas exigências e a unidade da Zona Norte teria que se adaptar aos requisitos. Estaria em planejamento chamar outra organização social para um período emergencial até a realização de uma licitação.

A reunião contou com a presença de Fábio Baldisseroto, diretor da Rede de Urgência e Emergência da SMS, Ana Cláudia Schittler, procuradora geral do Município, Karin Garcia, procuradora do Município e os representantes do IGH, Paulo Bittencourt, superintendente do instituto, Aline Martinele, gerente jurídica e Filipe Santos, diretor geral da UPA Zona Norte.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais