Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Câmara sensibiliza moradores a estarem #JuntosContraADengue

por Clayton Camargo

Por meio de uma campanha institucional, lançada nesta quarta-feira (13/03), o Legislativo caxiense orienta a comunidade a adotar cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Foto: Divulgação

O Legislativo convida a população caxiense a abraçar a mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Para isso, lança, nesta quarta-feira (13/03), a campanha institucional #JuntosContraADengue. O propósito é reforçar, por meio das redes sociais, rádios locais e pela TV Câmara Caxias (canal 16 da NET e site www.camaracaxias.rs.gov.br) as orientações das equipes sanitárias para evitar que o causador da doença se prolifere e provoque mais mortes.

A presidente da Câmara, vereadora Marisol Santos/PSDB, intensifica esse alerta e considera necessária a propagação dos cuidados corretos a serem adotados pela comunidade. “Costumo dizer que a informação faz a diferença na vida da sociedade. Nesse sentido, é responsabilidade do poder Legislativo se unir à população para evitar que a dengue atinja ainda mais pessoas. Precisamos levar muito a sério e aplicar na nossa residência os cuidados para evitar água parada. É nesse ambiente que o mosquito se instala e se reproduz”, frisa a presidente do Parlamento Municipal.

A campanha envolve peças de rádio, TV, imprensa e redes sociais, buscando conscientizar moradores por meio de todas as plataformas disponíveis. São 10 materiais  centrais que estão sendo desdobrados nesses canais. Tudo para unir a população no combate à doença.

Entre as ações imediatas que as pessoas podem efetuar e que a campanha vai ressaltar, está a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, coibindo o acúmulo de água em vasos de flor, pneus, calhas ou outros recipientes, como uma simples tampa de refrigerante ou de caixa de leite. O cuidado com terrenos baldios também é uma preocupação.

RESPONSABILIDADE COLETIVA

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lembra que combater a dengue é um trabalho de todos e são necessários 10 minutos por semana para fazer uma revisão na casa e verificar onde tem água acumulada. O mosquito da dengue só se reproduz se ele encontrar água parada e limpa onde possa depositar seus ovos. Quanto a esse cuidado e limpeza geral e rápida, deve ser feito pelos cidadãos, sem necessariamente ter a presença dos agentes de combate às endemias. O órgão reforça que, quando o agente passar em sua residência devidamente identificado, a população facilite o acesso e deixe ele entrar, pois auxiliará nos esclarecimentos e nos cuidados.

ATENTO AOS SINTOMAS

Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno, orienta o Ministério da Saúde (MS). O órgão comunica que todas as faixas etárias são suscetíveis à doença, porém indivíduos com condições preexistentes como as mulheres grávidas, lactentes, crianças (até 2 anos) e pessoas com mais de 65 anos têm maiores riscos de desenvolver complicações pela doença.

MEDIDAS PARA SUA PROTEÇÃO E DE SUA FAMÍLIA CONTRA O MOSQUITO VETOR 

Cuidados gerais

- Tampe caixas d’água, ralos e pias;

- Higienize bebedouros de animais de estimação;

- Não deixe que armazenamentos temporários de água fiquem expostos;

- Piscinas precisam ser protegidas quando não usadas;

- Descarte pneus velhos junto ao serviço de limpeza urbana de sua cidade. Caso precise guardá-los, mantenha-os em local coberto, protegidos do contato com a água. Ou seja: pneus em desuso ou inservíveis precisam ser mantidos em locais secos;

- Não deixe lixo espalhado, em local próprio ou via pública, que possa acumular água.

- Retire a água acumulada da bandeja externa da geladeira e de bebedouros e lave-os com água e sabão;

- Limpe as calhas e a laje da sua casa e coloque areia nos cacos de vidro de muros que possam acumular água;

- Coloque areia nos vasos de plantas, pois potes com plantas precisam ficar secos ou preenchidos com areia e serem lavados semanalmente;

- Amarre bem os sacos de lixo e não descarte resíduos sólidos em terrenos abandonados ou na rua;

- Faça uma inspeção em casa pelo menos uma vez por semana para encontrar possíveis focos de larvas;

- Sempre que possível, faça uso de repelentes e instale telas, especialmente nas regiões com maior registro de casos;

- Se for possível, usar telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;

- Participe da fiscalização das ações de prevenção e controle da dengue executadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS);

- Receba bem os agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias que trabalham em sua cidade;

- Em Caxias do Sul, você pode denunciar situações irregulares que possam atrair o mosquito da dengue por meio do Alô, Caxias (fone 156 ou site sac.caxias.rs.gov.br).

Cuidados individuais

- O Ministério da Saúde também recomenda as seguintes medidas de proteção individual:

* Proteger as áreas do corpo em que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas;

* Usar repelentes à base de DEET (N N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou de icaridina nas partes expostas do corpo. Também pode ser aplicado sobre as roupas. O uso deve seguir as indicações do fabricante em relação à faixa etária e à frequência de aplicação. Deve ser observada a existência de registro em órgão competente. Repelentes de insetos contendo uma das três substâncias acima são seguros para o uso durante a gravidez, quando aplicados de acordo com as instruções do fabricante. Em crianças menores de dois anos de idade, não é recomendado o uso de repelente sem orientação médica. Para crianças entre dois e 12 anos, usar concentrações até 10% de DEET, no máximo três vezes ao dia;

* A utilização de mosquiteiros sobre a cama, a instalação de telas em portas e janelas e, quando disponível, o ar-condicionado também são recomendados.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais