Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Secretaria da Saúde emite alerta sobre fake news que relaciona mamografia com o surgimento do câncer de mama

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Secretaria se manifestou em nota após relatos de pacientes que viram o boato nas redes sociais

Foto: Agência Brasil
Foto: Divulgação

A circulação de notícias falsas nas redes sociais, associando o exame de mamografia ao possível aparecimento de câncer de mama preocupa os médicos e especialistas da área. Para alertar a população sobre a gravidade da informação que é inverídica, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul emitiu uma nota de esclarecimento afirmando que esses relatos que circulam nas redes sociais, de que a pressão gerada pelo aparelho sobre a mama poderia contribuir para o surgimento da doença, são totalmente falsos.  

Segundo o Diretor do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, Fernando Vivian, muitas pacientes começaram a demonstrar preocupação ao fazer o exame devido ao que aponta o boato. Vivian também refirma que a mamografia é um recurso utilizado no mundo todo e recomendado pelos profissionais da saúde.

O diretor ainda completa que o compartilhamento dessa informação gera um problema muito grave para a saúde pública. “Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada ano se descobre 60 mil novos casos só no Brasil.  Então, quando a gente está tão envolvido nessa batalha contra o câncer de mama e você se depara com uma bomba dessas, que vai na contramão do que os cuidadores da saúde falam, isso traz um prejuízo para a sociedade”.    

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia para todas as mulheres acima dos 40 anos. O exame está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é a principal forma de realizar o diagnóstico precoce do câncer, aumentando as chances de cura. 

Ouça no link acima da foto

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais