Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Dia de Luta Antimanicomial ascende debate sobre reforma psiquiátrica

por Ivan Sgarabotto

Encontro para debater as conquistas e as mudanças ainda necessárias ocorre nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 14, vai ser realizado o Encontro de Saúde Mental, com o tema “Álcool e outras drogas”, em Caxias do Sul, das 13h às 17h, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (rua Marechal Floriano, n° 421 - 5º andar).

O evento, destinado aos profissionais que atuam na área de saúde mental nos 49 municípios que compõem a 5ª CRS, objetiva debater as conquistas e as mudanças ainda necessárias no que se refere ao tratamento de pessoas com transtornos psíquicos.

No dia 18 de maio é celebrado o Dia da Luta Antimanicomial no Brasil. A data é um alerta à importância da reforma psiquiátrica e da desinstitucionalização de pacientes de locais como manicômios.

Saiba mais sobre o Dia da Luta Antimanicomial:

Instituída em 1987, a data representou, por muitos anos, protestos contra a forma de tratamento para pessoas com transtornos mentais, internadas em manicômios, que ficavam longe do convívio com a sociedade. Desde então, pacientes, parentes e funcionários que atuam na área de saúde mental impulsionam as mudanças em tratamentos psiquiátricos no âmbito do SUS, propondo o fim de manicômios e construindo uma rede de atendimento com estratégias territoriais e comunitárias profundamente solidárias, inclusivas e libertárias.

Atualmente, a data tornou-se comemorativa devido aos avanços já conquistados na área de saúde mental, pois o movimento do Dia da Luta Antimanicomial tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento. O objetivo é promover formas de atenção dignas e diversificadas, de modo a atender os diferentes momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais