Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Hospital do Círculo Saúde inaugura novo Centro de Endoscopia

por Pablo Ribeiro

Com investimento de R$ 4,5 milhões, nova unidade conta com equipamentos de alta tecnologia e passa a ser referência no Estado

Foto: Júlio Soares/Divulgação

O Hospital do Círculo, em Caxias do Sul, inaugurou nesta terça-feira, 12/04, a Unidade Centro de Endoscopia (UCE), com estrutura e serviços considerados entre os mais modernos do Rio Grande do Sul para a realização de exames endoscópicos diagnósticos e intervencionistas e pequenos procedimentos ambulatoriais. A unidade resulta de um investimento de R$ 4,5 milhões e funcionará em prédio anexo ao Hospital, com acesso exclusivo pela sua lateral direita, sem a necessidade de entrar no ambiente hospitalar interno.

A tecnologia adquirida para a Unidade Centro de Endoscopia (UCE) é inovadora para Caxias e região da Serra. Entre os novos aparelhos estão seis endoscópios altos, seis colonoscópios, um duodenoscópio e um broncoscópio flexível. O parque tecnológico tem recursos de imagem avançada em endoscopia, com alta definição e recursos de filtros de luz que auxiliam na detecção e estudo das lesões. Também dispõe da magnificação endoscópica, um recurso que amplifica a lesão em mais de 140 vezes, permitindo o estudo aprofundado, com imagem de microscópio em tempo real.

“Toda esta tecnologia adquirida pelo Hospital do Círculo garante maior assertividade no diagnóstico e no tratamento das lesões, alavancando a qualidade da endoscopia em Caxias e na região. O objetivo da UCE é ampliar o número e o hall de exames endoscópicos oferecidos, em ambiente exclusivo e com equipe especializada. É tornar-se um centro de referência em endoscopia para os médicos, pacientes e para a comunidade em geral”, observa a diretora de Operações de Saúde do Círculo, Isabel Cristina Bertuol.

Estrutura e atendimento

A Unidade Centro de Endoscopia do Hospital do Círculo conta com 538 metros quadrados de área, distribuída entre recepção, vestiário de equipe e pacientes, três salas de procedimentos, sala de recuperação, farmácia interna, sala de desinfecção, sala de guarda de equipamentos, sala de laudos e administração. A Unidade terá capacidade diária de até 40 exames endoscópicos e cerca de 12 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, totalizando, mensalmente, até 800 exames endoscópicos e 240 procedimentos.

O atendimento estará disponível aos clientes do Círculo Saúde, aos beneficiários dos planos que o Hospital do Círculo já atende (SSI, IPAM, BRADESCO, CABERGS, CASSI, entre outros) e também a particulares. Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) também serão beneficiados por meio do Centro de Assistência à Saúde do Círculo, que organiza e agenda desses atendimentos.

Demanda suprida com tecnologia

Além da tecnologia disponível, a coordenadora médica do Centro de Endoscopia, Dra. Alyne Mareze Carrion, destaca também a capacitação médica do Hospital diante dos novos serviços. “A equipe está preparada para garantir um atendimento humanizado e especializado. Isto assegura assertividade no diagnóstico, agilidade no processo e segurança do início ao fim do seu procedimento. Contamos hoje com um corpo médico de aproximadamente 45 profissionais, entre gastroenterologistas, proctologistas, cirurgiões do aparelho digestivo, cirurgiões torácicos e ginecologistas, além da equipe especializada de enfermagem”, comenta.

Diversidade de exames

Os exames endoscópicos disponíveis na UCE do Hospital do Círculo incluem Endoscopia Digestiva Alta (que explora e esôfago, estômago e duodeno), Colonoscopia (estuda o cólon), Broncoscopia (estudo das vias aéreas inferiores) e Histeroscopia (estudo da cavidade uterina). “Através destes exames, poderão ser realizados procedimentos como polipectomias (retiradas de pólipos), ressecção de lesões, biópsias, esfregaços, aspirados, colocação de próteses, dilatações de estenoses, injeção de substâncias medicamentosas e gastrostomias, além de várias terapias endoscópicas”, complementa Dra. Alyne Mareze Carrion.

Entre os pequenos procedimentos ambulatoriais da UCE estão disponíveis:

- Exérese de tumores

- Cirurgia esterilizadora masculina (vasectomia)

- Cantoplastia ungueal

- Eletrocoagulação de pele e mucosas

- Drenagem de abcessos (pequenos)

- Curetagem de lesões de pele

- Implante de cateter totalmente implantado

- Biópsias de tumores superficiais

- Postectomia

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais