Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Hospital Geral recebe equipamento de uso oncológico inédito na região

por Isadora Helena Martins

O equipamento evita queda de cabelo de pacientes em tratamentos contra o câncer

Foto: Divulgação/HG.

O Hospital Geral (HG), de Caxias do Sul, conta com um novo equipamento para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Trata-se do Sistema Capelli, um método de resfriamento do couro cabeludo que reduz a queda de cabelos em pacientes com câncer, efeito muito comum do uso de medicamentos quimioterápicos. Com o novo recurso, o HG passa a ser o único hospital do estado a oferecer a beneficiários do SUS o inovador método que evita a perda de cabelos. Segundo o Diretor de Ensino e médico da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HG, André Reiriz, essa é uma conquista importante que vai melhorar a qualidade de vida do paciente durante o tratamento. “Devemos lembrar que quando a paciente perde o cabelo, de certo modo, ela perde o controle sobre a sua autonomia, sendo a ela imposta a obrigatoriedade de compartilhar a doença com o mundo. Assim, com este equipamento, muito mais do que um elemento estético estamos entregando o direito à autonomia e individualidade e, portanto, o bem-estar da paciente em tratamento”, pontuou. 

O equipamento foi adquirido com a verba arrecada na última edição do Constelação Solidária, realizada em setembro de 2018. O evento, idealizado pela empresária Michele Censi, juntamente com os parceiros Censi Fisa, Florense e Montefina, teve a totalidade da renda revertida para o Hospital Geral, que presta atendimento de saúde gratuitos a todos os municípios da Serra Gaúcha.

A unidade de Oncologia do HG iniciou a aplicação do Sistema Capelli ainda em fevereiro, em uma paciente de 41 anos, que passa por tratamento contra câncer de colo uterino. O método é indicado aos casos de tratamento de tumores sólidos, tais como câncer de mama, câncer de ovário e câncer de pulmão. O evento de oficialização da entrega do aparelho de resfriamento capilar acontecerá no dia 21 de março, no Auditório Censi Florense, e contará com a presença do diretor-geral do HG, Sandro Junqueira; do diretor de ensino, André Reiriz, do diretor técnico da instituição de saúde, professor Alexandre Avino e da idealizadora do projeto Constelação Solidária, Michele Censi, que confirma a terceira edição do evento para este ano.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais