Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Vacina Pentavalente está em falta em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

A vacina que previne mais de cinco tipos de doenças deve ser aplicada nos primeiros meses de vida da criança

Foto: Divulgação

No mês de março, Caxias do Sul não recebeu as doses da vacina que previne a difteria, tétano, meningite, coqueluche e outros tipos de infecções provocadas pelo Haemophilus influenzae tipo B, além de hepatite B. A imunização deve ser feita antes que a criança complete um ano de idade, em três doses: aos dois, quatro e seis meses de vida.Todo o território nacional está sem o abastecimento da vacina Pentavalente. 

O Ministério da Saúde informou que as vacinas são importadas e chegaram ao país em julho de 2017. Desde então os imunobiológicos passam por análises de comprovação de qualidade, devido à oscilação de temperatura a que são submetidos, além de procedimentos administrativos de rotina. As doses foram liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na primeira semana de março e devem começar a ser enviadas aos estados neste mês.

A compra das vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações é responsabilidade do Ministério da Saúde. Cabe aos estados fazer a distribuição das doses recebidas e, aos municípios, a aplicação delas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais