Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Unidades Básicas de Saúde recebem mulheres para encaminhamento de exames preventivos, em Caxias

por Ivan Sgarabotto

Ação promovida pela Secretaria da Saúde foi alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Foto: Daniel Bianchi

A ação de saúde alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março teve a participação do prefeito Daniel Guerra. A abertura oficial foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Campos da Serra, mas todas as UBS`s do Município receberam as mulheres no sábado, das 9h às 16h, para a coleta de citopatológico e solicitação de mamografias. Esses exames ajudam na prevenção do câncer do colo do útero e de mama.

Após a saudação de abertura, o prefeito, acompanhado da primeira-dama Andrea Marchetto Guerra, distribuiu pessoalmente mudas de plantas às mulheres que aguardavam atendimento. Elas também receberam material informativo, com dicas de saúde.

O médico Fernando Vivian, diretor técnico do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal da Saúde, promotora da ação, também participou da abertura.

Após a cerimônia de abertura, Fernando Vivian, juntamente com integrantes de seu núcleo de trabalho e com a diretora técnica de Estratégias de Saúde da Família, Maria Elenir Anselmo, percorreu outras UBS`s (Esplanada, São Caetano, Planalto Rio Branco, Desvio Rizzo e Mariani) para saudar as equipes de trabalho, estimular o comportamento preventivo entre as mulheres e verificar a adesão à campanha. Em algumas UBS`s, as mulheres também tiveram a oportunidade de participar de oficinas de culinária, sucos, água aromatizada e sal temperado, além de receberem massagem e maquiagem com consultoras de beleza.

Também prestigiaram a ação de saúde alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a secretária de Governo, Vania Marta Epeiorin; o líder do governo na Câmara, vereador Chico Guerra; e o vereador Elisandro Fiuza. O levantamento do número de exames encaminhados pelas UBS`s neste dia de campanha será divulgado na segunda-feira, 13.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais