Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Entidades do comércio cobram ações da Prefeitura de Caxias para evitar lotação no transporte coletivo

por Daniel Lucas Rodrigues

Sindicatos da categoria realizaram uma reunião com a pasta de trânsito para pedir mais linhas nas ruas durante os horários de pico

Foto: Divulgação/Fiscalização de Trânsito

O Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindicomerciários) cobrou ações da Prefeitura de Caxias do Sul para evitar lotações no transporte coletivo urbano e mais fiscalização para cumprimento dos protocolos contra a Covid-19. A entidade realizou uma reunião nesta semana com o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Alfonso Willembring Júnior, apoiada pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) da cidade.

Um documento de reinvidicações foi entregue a Júnior. O presidente do Sindicomerciários, Nilvo Riboldi Filho, afirma que a demanda é para se ter mais ônibus nos horários de pico, uma vez que há um crescimento da pandemia no município e há as festas de final de ano. Esses dois motivos estariam causando as aglomerações nas linhas.

Segundo ele, cerca de 90% dos trabalhadores do setor utilizam o transporte coletivo para deslocamento. O percentual seria de 17 mil pessoas usando o meio de transporte. E como existem casos de coronavírus na categoria, Riboldi acredita que a maioria deles foi contraída pela utilização de ônibus lotados. O sindicado possui essa visão por julgar que os estabelecimentos cumprem as medidas sanitárias do Executivo estadual e municipal.

Riboldi destaca que o titular da pasta de Trânsito respondeu que foram disponibilizados mais oito táxis-lotação, do bairro Ana Rech até o shopping Villagio Caxias (antigo Iguatemi), para atender ao pedido. A frota atravessaria a cidade de 15 em 15 minutos, saindo dos dois lados

Ele informa que a secretaria fará uma reunião com a Viação Santa Tereza (Visate) nesta sexta-feira (11/12) para solicitar mais linhas nas ruas. A pauta seria para ter o transporte ampliado no horário de maior movimentação até o dia 24 de dezembro. Riboldi explica que deseja que a frota seja viabilizada no período de saída da categoria, das 18h às 20h30min.

O presidente do Sindicomerciários ainda falou da campanha “Todos Cuidam de Todos”, que tem o objetivo de divulgar a importância da proteção contra a Covid-19 dos trabalhadores no comércio e dos consumidores. A iniciativa pretende garantir o emprego, a renda e a saúde dos funcionários durante as compras de final de ano.

Ao falar da ação, Riboldi ressalta que foram reivindicadas mais testagens para a área, principalmente àqueles que atuam no atendimento. Para ele se testa pouco se comparado ao estágio que está a doença em Caxias. Outra pauta entregue foi que a Prefeitura tenha um plano de vacinação, após a aprovação das vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais