Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

UCS cria projeto de reabilitação para pacientes com sequelas da Covid-19

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Atendimentos são realizados por uma equipe multiprofissional, mediante agendamento

Foto: Divulgação / Claudia Velho

Após a infecção por Covid-19 algumas pessoas, principalmente as que desenvolvem formas graves da doença, podem ficar com sequelas como perda da capacidade pulmonar ou cardíaca, fraqueza muscular e prejuízo psicológico.

Pensando em recuperar a saúde deste público, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) passou a ofertar atendimentos de reabilitação, por meio de uma abordagem multiprofissional. O projeto do Centro de Reabilitação está em fase piloto e está inserido no contexto do Centro Clínico da UCS, com atividades sediadas no Bloco 70, na Clínica de Fisioterapia e no Instituto de Medicina do Esporte, no Campus-Sede.

Conforme o diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida da UCS, Professor Asdrubal Falavigna, o auxílio de profissionais para a recuperação da saúde nas áreas atingidas é fundamental para evitar complicações futuras. “A importância é, não só preservar a qualidade de vida, mas deixar a pessoa em melhor condição física, imaginando que possa pegar alguma outra doença ou novamente ter uma infecção por Covid, e estar recuperada da anterior; até pra preservar a saúde e evitar que ocorra alguma anormalidade ou severidade clínica”, explicou.   

Ao chegar no Centro de Reabilitação, o paciente passa por uma avaliação com diversos profissionais que montam um plano de recuperação específico às suas necessidades. A iniciativa contempla, além de medicina, áreas como educação física, fisioterapia, enfermagem, psicologia, nutrição e serviço social.

Os serviços envolvem acadêmicos dos cursos de Ciências da Vida, residentes de Medicina, professores e profissionais contratados do Centro Clínico e equipe multiprofissional.

Os interessados podem fazer o agendamento da avaliação pelo telefone (54) 3218.2776. Não é necessário encaminhamento médico. Haverá custo associado para a viabilização do atendimento multiprofissional. O projeto também está aberto para a realização de parcerias.

Ouça a entrevista completa com o diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida da UCS, Professor Asdrubal Falavigna, no link acima da foto.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais