Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Banco de Sangue inicia ação com a dupla CaJu para estimular doação e aumentar estoque

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Em alusão ao Dia Nacional do Futebol, a campanha inicia na próxima semana, com apoio também das torcidas de Grêmio e Inter, entre outras

Foto: Banco de Sangue de Caxias do Sul/Divulgação

O Banco de Sangue de Caxias do Sul inicia a partir de segunda-feira (13/07) uma ação para estimular que mais pessoas se tornem doadoras, devido ao estoque baixo de sangue no local. Chamada de “A bola está com você”, a iniciativa fechou apoio com times, torcidas e consulados do Rio Grande do Sul para chamar seus torcedores a contribuírem para a causa. A campanha segue até o dia 18 de julho, quando celebra-se o Dia Nacional do Futebol.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a gerente de captação do Banco, Franciele Roso, conta que as organizadas da S.E.R Caxias, do Juventude e da dupla GreNal fazem parte da ideia. Mesmo antes do início da campanha, ela relata que já houve uma movimentação para doações nesta sexta-feira (10/07).

Em uma disputa saudável, a gerente explica que ao final da iniciativa será contabilizada a quantidade de torcedores de cada time que doaram sangue. O objetivo é instigar a participação da comunidade. Ela ainda conta que o doador pode se dirigir ao banco com a camisa do seu time de coração, bater uma foto após a doação e marcar a entidade nas redes sociais. Com esse envolvimento, espera-se que cerca de 200 torcedores participem da campanha.

O Banco de Sangue estima que o estoque de tipagens sanguíneas esteja abaixo de 50%. A cada semana há uma queda no volume. Franciele pede que a comunidade se envolva com o projeto, marque um horário e vá contribuir com quem necessita de sangue. O agendamento deve ser feito pelos telefones (54) 3027-8600 ou (54) 991134710.

Ela ainda reforça que a população não precisa temer ir ao Banco de Sangue, pois há todos os cuidados preventivos referentes à Covid-19. A equipe faz a higienização individual do espaço, como no ponto de coleta e na sala de espera, e disponibiliza o propé.

Participam da campanha o time da S.E.R Caxias e as torcidas da Falange Grená e Rosa Grená ; o time do Juventude e as torcidas da Mancha Verde e Loucos da Papada; o Consulado Geral e o Consulado Feminino do Grêmio de Caxias do Sul, a Torcida Jovem de Caxias do Sul e o Movimento Gremista; o Consulado do Sport Clube Internacional em Caxias do Sul, juntamente com suas torcidas Camisa 12 e Guarda Popular Caxias. Além disso, os times feminino e masculino do Brasil de Farroupilha e a equipe feminina de futsal Olímpia, de Caxias do Sul, estão envolvidos com a ação.

O Banco de Sangue atende de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 13h30 e nos sábados, das 07h30min às 12h. Na rua Garibaldi, 476, Centro de Caxias do Sul.

Requisitos para ser um doador

- Ter entre 18 e 69 anos (pode doar a partir dos 16 desde seja autorizado pelos responsáveis);

- Ter peso mínimo de 50kg;

- Não estar em jejum;

- Apresentar documento oficial com foto;

- Mulheres podem doar três vezes em 12 meses;

- Homens podem doar quatro vezes em 12 meses.

O que impede a doação

- Tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de um ano;

- Resfriado ou gripe (aguarde 15 dias após o término dos sintomas);

- Endoscopia, colonoscopia, broncoscopia há menos de seis meses;

- Ter doado sangue em menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);

- Ter herpes;

- Estar com alergia em crise (asma, rinite ou urticaria);

- Piercing em genital ou oral;

- Estilo de vida que inclua uso de drogas ou sexo sem o uso de preservativo com múltiplos parceiros.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais