Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

UBSs de Caxias ainda contam com doses da vacina contra a gripe

por Caroline Rosa
Foto: EBC

A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a gripe, principalmente para os grupos de risco de agravamento do quadro. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que a imunização contra o vírus Influenza segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caxias do Sul. Há ainda cerca de 2,7 mil doses e estão disponíveis para a população em geral, que podem ajudar a reduzir complicações, internações hospitalares e até mesmo os índices de mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe.

Conforme monitoramento dos casos atendidos no Pronto Atendimento 24H (PA 24H), a média de atendimentos aumentou a partir da semana de 24 a 30 de junho, tanto no total de consultas (variando de 2.000 a 2.696 consultas por semana) como no número de atendimentos por síndrome gripal (de 200 a 500 por semana).

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, de janeiro a julho de 2018, Caxias do Sul registrou 11 casos de gripe H1N1, sete de VSR (Vírus Sincicial Respiratório) e dois de Influenza A (H3 sazonal). Até agora, 44 suspeitas foram negativadas e outras 22 estão aguardando os resultados. Trinta e duas pessoas chegaram a ser internadas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). O monitoramento dessas situações é realizado por meio de notificação dos casos internados, onde é coletada uma amostra de secreção respiratória para diagnóstico.

A maioria dos casos está acometendo crianças e, além de Influenza, outros vírus respiratórios estão presentes, como o Vírus Sincicial Respiratório, causador da bronquiolite. As crianças transmitem os vírus por um período mais prolongado, facilitando o aumento dos casos. A SMS orientou escolas públicas e privadas sobre os cuidados necessários, como manter os ambientes ventilados, implementar medidas de higiene do ambiente escolar e estimular os indivíduos a aumentar a ingestão de líquidos. Além disso, alunos, professores e demais funcionários que adoecerem devem permanecer em casa por até sete dias após início dos sintomas ou até 24 horas após cessar a febre, para diminuir a transmissão da gripe.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais