Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Mais de 85 mil doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas em Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Índice de cobertura chega a 72,42% da população-alvo da campanha

Foto: EBC/Divulgação

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que 85.197 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas até esta quinta-feira (07/06) em Caxias do Sul. O número representa 72,42% da população-alvo. A campanha segue até 15 de junho, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

A cobertura vacinal dos idosos atingiu 87,99%, muito próxima da meta de 90% de cada grupo prioritário. As crianças e gestantes continuam com menor adesão à imunização, 46% e 48%, respectivamente. A expectativa da Vigilância Epidemiológica é imunizar 115 mil pessoas.

O objetivo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe. Neste ano, 21 pessoas já foram hospitalizadas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) em Caxias do Sul com Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo dois por Influenza A H3 (gripe sazonal), um por influenza H1N1 e seis por Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Outros seis casos aguardam confirmação de exames.

Deverão ser vacinadas até dia 15 de junho pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da Saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (que devem apresentar prescrição médica) e professores. A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha. Para o público em geral, as reações em decorrência da imunização são, normalmente, leves, como dor no local da aplicação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais