Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Nova etapa do estudo sobre a prevalência da Covid-19 no RS inicia nesta sexta-feira (09)

por Isadora Helena Martins

Em Caxias do Sul, serão visitadas 500 residências. Voluntários realizam entrevistas e testes de anticorpos.

Foto: Divulgação / Andréia Copini

O estudo Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS) inicia sua décima fase nesta sexta-feira (09). As visitas às residências para entrevista e realização do teste de anticorpos para o novo coronavírus ocorre até 12 de abril (segunda-feira). Caxias do Sul é uma das nove cidades gaúchas que participam do levantamento.   

Coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e executado regionalmente pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), o estudo investiga a disseminação do novo coronavírus na população do Estado. A intenção é avaliar a prevalência de pessoas infectadas, medir a velocidade de expansão do contágio na população e determinar o percentual de infectados sem sintomas no RS. Em todo o Rio Grande do Sul, serão visitadas 4,5 mil residências.

Em Caxias do Sul, profissionais e acadêmicos voluntários da área da saúde visitarão 500 domicílios previamente sorteados. As equipes estão equipadas com EPIs para evitar o contágio.

Além da entrevista, será aplicado o teste Elisa (de anticorpos para a covid-19). O método de testagem demanda a coleta de amostra sanguínea (gota de sangue extraída da ponta do dedo) e os resultados serão divulgados aos participantes após análise de laboratório.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais