Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Hospital Virvi Ramos realiza décima transfusão de plasma convalescente em caxiense de 77 anos

por Daniel Lucas Rodrigues

Instituição é a única apta para efetuar o procedimento em Caxias do Sul. Em seis semanas, hospital realizou 10 transfusões do material

Foto: Andréia Copini/Divulgação

O Hospital Virvi Ramos de Caxias do Sul realizou a décima transfusão de plasma convalescente na noite de segunda-feira (06/07). Trata-se um homem de 77 anos, natural do município, com histórico de doença renal crônica, hipertensão arterial e Acidente Vascular Cerebral Isquêmico prévio. O paciente está internado desde o dia 30 de junho e foi para UTI no dia 1º de julho, sem necessidade de ventilação mecânica.

Durante o processo, ele recebeu duas bolsas de plasma (199ml e 206ml.), a partir das 20h45 min. O procedimento foi finalizado às 21h40min. O paciente encontra-se fora de intubação e segue sem precisar de auxílio para respirar. O material foi coletado pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) na sexta-feira passada, 04 de julho. O doador é um homem de 37 anos, residente em Garibaldi, há 54 dias recuperado da doença.

Até o momento, o Hemocs contabiliza que teve mais de 60 candidatos, de cidades como Porto Alegre, São José do Herval, Caxias do Sul e Garibaldi. Alguns foram excluídos por não serem considerados aptos para o procedimento. Doadores de Bento Gonçalves, Canela, Rio dos índios, Paraí, Carlos Barbosa, São Sebastião do Caí, Boa Vista do Sul, Vacaria, Farroupilha, Imbé, Passo Fundo, Lajeado, Nova Prata, Veranópolis, Bom Jesus e Pelotas, também foram avaliados.

Avaliação de doadores feita pelo Hemocs

O Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs) realiza avaliação rigorosa para selecionar novos doadores. Para colaborar, instituição pede que sejam homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectados pelo coronavírus, tiveram Covid-19 confirmada por meio do teste PCR e estão há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença. Além disso, não deve apresentar outras doenças infecciosas.

O Hemocs faz triagem e coleta dos interessados e as destina aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso. Em Caxias do Sul, apenas o Virvi Ramos está habilitado até o momento, com projeto aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580ou por meio do whatsapp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

Veja a situação hospitalar de outros pacientes

O Hospital Virvi Ramos informa que o garibaldense Tarcísio Giongo, 63 anos, o primeiro paciente a receber transfusão de plasma convalescente em tratamento contra a Covid-19 no Estado, deixou a UTI. Ele foi transferido para o quarto no dia 15 de junho e já apresenta melhoras significativas na parte motora e respiratória. Giongo é acompanhado e avaliado diariamente por médico, fisioterapeuta e fonoaudióloga. Ele retirou a traqueostomia na última sexta-feira e tem se comportado bem. A expectativa é que ele possa voltar a se alimentar normalmente em breve.

A mulher de 33 anos, que passou pela transfusão no dia 11 de junho, passou por uma traqueostomia na semana passada e ainda apresenta dificuldades para se manter fora da ventilação mecânica. O sexto paciente transfundido, um homem de 59 anos, que passou pelo procedimento no dia 17 de junho, apresenta uma leve melhora pulmonar e os médicos aguardam que ele acorde após pausa da sedação.

O homem de 63 anos, que passou pelo procedimento no dia 24 de junho, apresenta melhora pulmonar e desde sábado respira sem ajuda de aparelhos. Ele poderá deixar a UTI nos próximos dias se mantiver o quadro de evolução. Já o homem de 61 anos, o nono paciente, que recebeu transfusão na quarta-feira, dia 1º de julho, apresenta uma leve melhora, mas ainda aguarda maior evolução para pausa de sedação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais