Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Teste do Pezinho: saiba mais sobre o procedimento que pode detectar e prevenir doenças desde os primeiros dias de vida

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Neste mês, campanha Junho Lilás busca salientar a importância da realização do teste que está disponível pelo SUS

Foto: Divulgação / PMPA

Neste domingo, 06 de junho, foi celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A conscientização sobre a importância do procedimento segue durante todo o mês com a campanha Junho Lilás.

O Teste do Pezinho é o nome popular dado à coleta de sangue no calcanhar dos recém-nascidos para a identificação precoce de doenças. Atualmente, seis doenças podem ser identificadas precocemente com o teste que está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em maio deste ano, também foi sancionada a Lei n° 5043/2020, que amplia o número de doenças detectáveis pelo teste do pezinho para um grupo de 14 doenças que envolvem cerca de 53 enfermidades. Porém, a lei entra efetivamente em vigor daqui a um ano para que os centros que fazem o atual diagnóstico do teste do pezinho possam se capacitar e se adaptar do ponto de vista técnico.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, concedida durante o programa Temática desta segunda-feira (07), a médica Pediatra da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Cristiane Kopacek, salientou a importância e a efetividade do Teste do Pezinho na prevenção e detecção precoce de doenças, desde os primeiros dias de vida. Confira em "Ouvir Notícia". 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais