Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

UCS adquire ultrafreezer para armazenar vacinas contra a Covid-19

por Daniel Lucas Rodrigues

Equipamento chegaria na próxima semana à instituição. O ultrafreezer comportaria em torno de 45 mil doses guardadas em um material em formato de tubo

Foto: Divulgação

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) comprou um ultrafreezer para armazenamento das vacinas contra a Covid-19. A aquisição deve ser finalizada nesta sexta-feira (08/01) e o equipamento está programado para chegar na próxima semana. A afirmação é do diretor da Área de Conhecimento de Ciências da Vida da instituição, professor Asdrubal Falavigna.

Ele destaca que o maquinário comportaria todos os imunizantes desenvolvidos no mundo, pois funciona em uma temperatura de -70 graus Celsius. O ultrafreezer teria capacidade para conservar aproximadamente 45 mil doses de vacina guardadas em um material em formato de tubo e poderia ser utilizado para imunização em massa da população caxiense. Ele conta que o equipamento custou cerca de R$ 120 mil para a universidade, junto com a obtenção das prateleiras.

Falavigna diz que a compra foi uma demanda levada para reitoria da UCS que acatou o pedido. A justificativa é que a instituição deve estar preparada para uma futura chegada seja de qual for o imunizante. A universidade estaria esperando uma definição do governo federal ou estadual para iniciar uma ação conjunta com os órgãos para guardar as vacinas.

Ele ressalta que a UCS não foi procurada formalmente pelo Governo do Estado ou a Prefeitura para falar sobre o armazenamento de vacinas no ultrafreezer. O professor acredita os órgãos esperam uma definição de qual imunizante será disponibilizado para a população brasileira.

Com a compra deste produto, a instituição vai possui seis ultrafreezer. Os outros cinco são utilizados para comportar material biológico de pesquisas em andamento, como na área de oncologia, e para estudos do novo coronavírus.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais