Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Outubro Rosa de Veranópolis alerta para prevenção e detecção do câncer de mama

por Marco Aurélio Santana

Neste ano a ação terá como tema: Câncer de mama: vamos falar sobre isso?"

Foto: Divulgação

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, é realizada neste mês, a campanha Outubro Rosa. Neste ano, a ação terá como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?".

Em Veranópolis, a Secretaria Municipal de Saúde informa que no sábado, 29, as Estratégias de Saúde da Família dos bairros Santo Antônio, São Francisco, Medianeira, Renovação e Posto de Saúde Central estarão realizando intensificando as ações como: coleta de exames citopatológicos de colo de útero, exame clínico de mamas, liberação  de mamografia para mulheres com idade acima de 40 anos, realização de teste rápidos de HIV, Sifilis e hepatite B e C e avaliação e prevenção de câncer bucal pelos odontólogos das unidades de saúde.

O horário de atendimento será das 08h às 12h e 13h às 17h. Importante levar documentos pessoais e cartão SUS. Interessadas em realizar os exames deverão ligar a partir da segunda-feira dia 24, nas unidades de saúde para agendamento dos exames.

Fones: UBS Central 3441 5269, ESF Santo Antônio 3441 8178, ESF São Francisco 3441 4491, ESF Medianeira 3441 6797, ESF Renovação 3441 8341.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorre após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, Fatores da história reprodutiva e hormonal e Fatores genéticos e hereditários.

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais