Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Vacinação de pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais inicia neste sábado (08), em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

A imunização será disponibilizada em 47 Unidades Básicas de Saúde do município

Foto: Divulgação / Cristiane Barcelos

As pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais começarão a ser vacinadas neste sábado (08/05) em Caxias do Sul. As 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para atender esse público-alvo.

Será feita a primeira dose para pessoas com doenças crônicas e comorbidades de 40 anos ou mais; pessoas de 40 anos ou mais com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC); pessoas de 18 anos ou mais com síndrome de down; e gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto) de 18 anos ou mais (gestantes e puérperas já podem fazer a vacina sem a comprovação de comorbidades).

No sábado as UBSs Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca atenderão das 8h às 13h, e as demais, incluindo as quatro Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs), das 8h às 17h. A UBS São Vicente (ponto de apoio para casos suspeitos de covid-19) não aplica vacinas.

Para receber a dose é obrigatório apresentar: atestado médico que confirme a condição de saúde ou a receita médica que comprove a doença e que tenha sido emitida há menos de um ano. Em alguns casos, também será necessário apresentar autorização médica para fazer a vacina. A listagem de doenças foi elaborada conforme orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Gestantes podem levar cartão do pré-natal e puérperas a certidão de nascimento do bebê para a comprovação da data de parto.

O município tem recebido vacinas de laboratórios diferentes e são ofertadas as disponíveis no momento, devendo a segunda dose ser do mesmo imunizante. Por esse motivo, não será aceita a indicação de uma ou outra vacina. A listagem de doenças e a ordenação por idade poderão sofrer alterações conforme orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais