Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Tratamentos ayurvédicos - conheça o dosha Pitta e como influencia a alimentação

Baixar Áudio por Beverli Rocha

A medicina ayurvédica baseia-se na ideia de que todas as pessoas possuem doshas, que são influenciados pelos cinco elementos do universo éter, ar, fogo, água e terra)

Paulo Alvarenga é terapeuta ayurvédico
Foto: Divulgação

Segundo os conhecimentos do Ayurveda - sabedoria desenvolvida pelos indianos há mais de sete mil anos e que é um dos mais antigos sistemas medicinais existentes, todo mundo carrega em si os três doshas existentes, em diferentes proporções: Vata, regido por ar e éter, Pitta, por fogo e água, e Kapha, por terra e água. Quando nascemos, essa proporção dos elementos está em equilíbrio (prakrti), mas ao longo dos anos há um desequilíbrio natural causado pelo estilo de vida de cada um, o que para os estudiosos dessa sabedoria colabora para o surgimento das doenças.

No quadro do programa Temática, Ciência da Vida, inicia hoje uma série de entrevistas sobre os doshas, suas influências na vida das pessoas, dicas de alimentação e preservação da saúde pelo viés do biotiop de cada um. O primeiro dosha a ser abordado é o Pitta. É o biotipo cujo elemento fogo predomina. As pessoas de Pitta possuem a fala bem articulada, fome intensa, intelecto aguçado, veia empreendedora, atração por desafios, agilidade e ciúmes. Também não gostam de ser contrariadas e têm tendência a se irritarem facilmente. Por ser ligado ao fogo, é o dosha mais quente e intenso.

O terapeuta ayurvédico, Paulo Alvarenga falou sobre Pitta em entrevista especial hoje.

Confira na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais