Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Área rural de Caxias do Sul recebe censo vacinal da febre amarela

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Ação segue até o dia 24 de julho, com agentes comunitários de saúde visitando as residências para conferir a imunização dos moradores

Foto: EBC/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul realiza, até o dia 24 de julho, um levantamento para avaliar a cobertura da vacina contra a febre amarela nas áreas rurais do município. Nesse período, agentes comunitários de saúde passarão nas residências para verificar a imunização dos moradores.

A iniciativa tem base em uma orientação do Ministério da Saúde, que coloca a zona rural como maior risco de contaminação por conta da proximidade com áreas de mata. Conforme a diretora de Vigilância Epidemiológica do município, Juliana Argenta, a ação pretende encontrar pessoas residentes nesse espaço que nunca foram vacinadas contra a Febre Amarela.

Juliana ressalta que a campanha é apenas um trabalho de prevenção, colocando que não há meta estimada de público e faixa etária para receber a vacina, uma vez que não há números exatos de moradores na parte rural de Caxias do Sul. Ao interessado na vacinação, ela explica como procurar o serviço. (ouça na notícia).

Para o público acima de 60 anos, a diretora detalha que é preciso de autorização médica para fazer a vacina, devido a possibilidade de reações adversas serem maiores para essa faixa etária.

Neste ano, a cidade caxiense não registrou casos de Febre Amarela. Em 2018, o município teve uma notificação de um paciente que viajou para Minas Gerais e contraiu a doença no local, por conta do surto que aconteceu no Estado mineiro.

O Brasil vive um surto da doença desde 2017. Até junho deste ano, 82 casos foram confirmados, com 14 mortes pela doença. Conforme dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), neste mesmo período, o Rio Grande do Sul já notificou 16 ocorrências de Febre Amarela, sendo que apenas uma continua em investigação.

(Ouça a notícia abaixo do título da matéria).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais