Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Atividades de conscientização sobre a doação de órgãos ocorrem em Caxias do Sul na próxima semana

por Isadora Helena Martins

A ação ocorre de 08 à 13 de abril

Foto: Divulgação

A 20ª Semana Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos inicia em Caxias do Sul na próxima segunda-feira (08). As atividades de conscientização e orientação sobre o tema seguem até o dia 13 de abril com o objetivo de mobilizar a população em favor deste ato que ajuda a salvar vidas.

A programação envolve diversos setores da cidade como os hospitais, escolas e entidades que vão realizar palestras, ações e distribuição de material informativo para divulgar a necessidade de declarar em vida a vontade de ser doador de órgãos, além de esclarecer diversas dúvidas da população sobre o tema.

De acordo com dados divulgados pela Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, atualizados em fevereiro deste ano, há mais de 1,4 mil pessoas na lista de espera por órgãos e tecidos. As três maiores demandas são por transplante de rim, com 991 pacientes no aguardo, seguido por transplante de fígado (120) e córnea, com 100 pessoas na espera. Nos primeiros dois meses do ano, o Estado registrou 36 doadores. Porém, este número poderia ser maior pois percentual de negativa familiar aumentou de 20% em janeiro para 50% no mês seguinte.

Tendo em vista a necessidade de falar sobre a doação de órgão e discutir o assunto com a comunidade, Caxias do Sul instituiu, ainda em 2014, o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, celebrado sempre no dia 12 de abril. Neste ano, o Comitê Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos programou diversas atividades para marcar a data. Confira:

Segunda-feira – 08 de abril

- Abordagem sobre o tema para professores da rede municipal de ensino;
 

Terça-feira – 09 de abril 

- 9h às 12h:  Ação de conscientização em frente ao Hospital Pompéia com distribuição de material informativo;

- Neste mesmo dia, a Nefroclínica e a Clínica Fátima fazem uma abordagem ao público, para orientações sobre o tema;


Quarta-feira – 10 de abril

- 19h30: Corrida pela Vida. Saída em frente ao Shopping San Pelegrino, com trajetos de 3,5 Km e 10 Km. Durante a ação acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Fátima verificarão a pressão arterial dos participantes. Integrantes da RimViver prestarão esclarecimentos sobre a doação de órgãos e tecidos. Também haverá distribuição de frutas e água. A participação é gratuita, mas pede-se a doação espontânea de alimentos não perecíveis à RimViver. 


Quinta-feira – 11 de abril de 19

- 13h às 17h: RimViver promove ação social em frente à sua sede com distribuição de material informativo à comunidade. 


Sexta-feira – 12 de abril

-13h30 às 17h: o Hemocs aborda o tema com os doadores de sangue, por meio de material impresso e esclarecimento de dúvidas.


Sábado – 13 de abril

-9h: 6ª Caminhada da Esperança, aberta à população em geral. A concentração será na Praça João Pessoa, às 9h, com partida às 9h15, em direção à Praça Dante Alighieri.

-16h: Missa de encerramento da Semana Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos na capela do Hospital Pompeia.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais