Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Campanha #DeuZikaNoAedes mobiliza comunidade de Carlos Barbosa

por Felipe M. Padilha

Ação reuniu mais de 100 voluntários

Foto: Renata Pozza/Divulgação/CR

Depois de dois adiamentos devido à chuva, no último sábado 2, Carlos Barbosa realizou o Mutirão Voluntário de combate ao Aedes Aegypti, que integrou a campanha municipal #DeuZikaNoAedes. A ação ocorreu de forma simultânea no município de Garibaldi. O objetivo do mutirão foi promover a visita às residências para sensibilizar os moradores a praticarem ações que possam prevenir a procriação do mosquito.

Mais de 100 pessoas se reuniram, no Parque da Estação, onde receberam orientações e foram divididas em 24 equipes, que posteriormente partiram para os bairros para realizar vistorias, recolher materiais em desuso e distribuir panfletos informativos. Além das equipes que visitaram as residências e comércios a pé, foram utilizados caminhões para recolher os materiais que foram descartados. Grande parte dos resíduos, com exceção de pneus e eletrônicos, foram encaminhados à usina de reciclagem, onde será feita a triagem e dada a correta destinação.

Ao longo da manhã de sábado, outras duas equipes também trabalharam especificamente no Parque Leandro Guerra e na área do Salvi. Nesta última, foram recolhidos mais de 50 pneus, que haviam sido descartados de forma irregular. Por se tratar de um terreno íngreme, para que os voluntários pudessem retirá-los foi preciso a colaboração do Corpo de Bombeiros.

Durante as vistorias no bairro Planalto, foram encontradas larvas em um tonel. O material foi coletado e encaminhado para análise. A secretária da Saúde, Vera dos Santos Martins, pede atenção aos cidadãos, pois o município tem um caso importado de dengue já confirmado e um suspeito de zika. “Se conseguirmos manter o município estável, toda comunidade sai ganhando. Agora, se descuidarmos dos espaços, a situação poderá se complicar”.

A Secretária orienta que, devido ao ciclo do mosquito, a cada sete dias é preciso verificar os pontos onde possa haver água acumulada, tais como potes de flores, calhas, ralos, etc.

Evandro Zibetti, vice-prefeito, agradeceu a participação dos voluntários e a receptividade da comunidade barbosense. “Queremos agradecer a todos que abriram a porta de suas casas para que os voluntários vistoriassem e repassassem orientações. Nosso muito obrigado também aos que colaboraram com a campanha, ligando para informar locais onde era necessário inspecionar”.

O vice-prefeito ressaltou que o mutirão foi apenas uma etapa da Campanha #DeuZikaNoAedes. De acordo com Zibetti, a Secretaria da Saúde irá monitorar os pontos mais problemáticos identificados no arrastão do último sábado e, no decorrer desta semana, fará vistorias em residências e terrenos que, por ventura, não tenham sido acessadas no dia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais