Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Pedra nos rins: saiba quais são as causas, sintomas e prevenção

por Isadora Helena Martins

Especialista explica como evitar a dolorosa experiência das cólicas renais

Foto: Divulgação

O cálculo urinário, conhecido popularmente como pedra nos rins, é um problema que acomete muitas pessoas desencadeando uma experiência dolorosa. A cólica renal chega a ser comparada as dores de parto devido à intensidade.

As causas podem variar de predisposição genética, disfunções do sistema urinário ou outras doenças que provoquem a formação de cálculos urinários, além de hábitos como ingestão elevada de alimentos com sódio e baixa ingestão de água.

O professor do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul e especialista em Urologia e Cirurgia Geral, Gustavo Piazza Toniazzo, explicou durante entrevista à Tua Rádio São Francisco o que são os cálculos urinários: “São cristais que nós produzimos na urina que se agregam e formam um cálculo, uma pequena pedra. Inicialmente se localiza no rim e eventualmente pode se mexer, migrar ou crescer dentro do rim e dá bastante dor”.

O tratamento consiste em amenizar as cólicas por meio de medicação e monitorar as pedras até que sejam expelidas de forma voluntária pelo organismo por meio da urina. Mas, alguns casos em que a pedra é muito grande para ser eliminada pela uretra, necessitam de cirurgia.

Ainda na entrevista, Toniazzo salientou que a prevenção com alimentação correta, livre de grandes quantidades de sódio ou excesso de proteína e a ingestão adequada de água é essencial para prevenir a formação dos cálculos urinários. Ouça a entrevista completa AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais