Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Prefeitura inicia regionalização de UBS’s em Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Primeiro passo foi aumentar o funcionamento da UBS do bairro Cruzeiro

Foto: Divulgação/ Andressa Boeira

A Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Cruzeiro, estendeu o horário de atendimento nesta semana, em Caxias do Sul. O local passa de funcionar das 07h30min até às 16h30min para atender das 07h30min até às 21h. Segundo a Prefeitura, este é o passo inicial para a regionalização das UBS’s do Município.

Com a alteração, a unidade oferecerá 16 consultas com clínico geral a mais por dia, totalizando 320 a mais por mês (atualmente, a UBS Cruzeiro oferta 54 consultas com clínico geral ao dia). A mudança também possibilitará o aumento da oferta de outros procedimentos, como curativos e coleta de exames laboratoriais. Foram nomeados mais um médico, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem. O intuito do Município é regionalizar oito unidades: Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado, Cinquentenário e São Vicente.

Segundo o diretor da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Dino de Lorenzi, as UBS’s escolhidas servem como referência para a região, enquanto as outras serão um apoio de atendimento e servirão para desafogar demais consultas. Progressivamente, as principais receberão mais serviços, como farmácia (para liberação de medicamentos controlados), nutrição, oncologia e assistência social. O trabalho de implantação será ao longo da gestão do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).

Ele afirma que o custeio para estender o funcionamento será feito pelo governo federal, por meio do programa ‘Saúde na Hora’. Ainda, conforme portaria do Programa, a gestão local da UBS deverá ser feita por gerência técnica de ensino superior - e esta já foi adequada. Atualmente, a unidade do bairro Cruzeiro atende com recursos vindos somente do Município.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais