Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Mais da metade dos médicos aderiram à paralisação em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Prefeito Daniel Guerra acompanhou o atendimento na rede pública de saúde

Foto: Petter Campagna Kunrath

O prefeito Daniel Guerra acompanhado do secretário da Saúde, Darcy Ribeiro Pinto Filho, esteve em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), no Pronto Atendimento 24 Horas e no Centro Especializado em Saúde (CES) nesta quinta-feira, 02. Guerra reforçou a exigência do cumprimento do horário integral dos profissionais, que são servidores municipais. (Acompanhe, em áudio)

Conforme levantamento realizado neste dia, de um total de 164 profissionais que estavam escalados para trabalhar quinta, 87 médicos aderiram à paralisação da categoria no Centro Especializado de Saúde (CES), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's)  e nos Serviços de Saúde Mental.

No Centro Especializado de Saúde (CES), dos 13 médicos que deveriam atender na manhã desta quinta-feira, três compareceram. A Secretaria da Saúde destaca que os serviços de eletrocardiograma, espirometria, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia respiratória, além do Serviço Municipal de Infectologia, Ambulatório de Estomizados e Ambulatório de Pequenas Cirurgias, que também funcionam no CES, estão atendendo normalmente.

A Secretaria da Saúde registrou paralisação nas Unidades Básicas de Saúde Alvorada, Ana Rech, Bela Vista, Centenário, Centro de Saúde, Cinquentenário, Cristo Operário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Diamantino, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta, Fátima Baixa, Fazenda Souza, Forqueta, Madureira, Mariani, Parque Oásis, Planalto, Planalto Rio Branco, Reolon, Rio Branco, Sagrada Família, Salgado Filho, Santa Fé, Santa Lúcia/Cohab, São Caetano, São Ciro, São Leopoldo, São Vicente, São Victor/Cohab, Século XX, Tijuca, Vila Ipê.

Já no CAIS Mental, dos oito médicos que atendem no serviço, cinco aderiram à paralisação.

No Pronto Atendimento 24 Horas e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), nenhum médico aderiu à paralisação. Nesta quinta-feira, o PA 24 Horas conta com seis clínicos e três pediatras em atendimento à população.

O prefeito Daniel Guerra e o secretário da Saúde Darcy Ribeiro Pinto Filho verificaram o atendimento nas unidades e conversaram com a comunidade e com a equipe médica, reforçando a exigência do cumprimento do horário integral dos profissionais, que são servidores municipais.

Na UBS Centro de Saúde, que fica no centro da cidade, dos sete médicos servidores do município, quatro estão paralisados. A situação prejudica o atendimento na unidade que realiza cerca de 200 consultas diárias. O prefeito esclareceu que os médicos que não comparecerem ao trabalho sem justificativa vão receber falta.

Na UBS do bairro Esplanada, dos quatro médicos, dois estão trabalhando. O prefeito conversou com eles e agradeceu pela sensibilidade desses profissionais. No Pronto Atendimento 24 Horas, a equipe da Administração reuniu os médicos de plantão, entre clínicos-gerais e pediatras, para elogiar o trabalho que eles realizam e esclarecer dúvidas.

O último local visitado foi o CES. O prefeito e o secretário passaram por diversos setores para agradecer o empenho de cada profissional. Darcy complementou que a Secretaria da Saúde está à disposição dos médicos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais