Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Vigilância Sanitária recolhe milhares de medicamentos descartados incorretamente em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Itens foram encontrados em contêineres de lixo localizados na Rua Visconde de Pelotas

Foto: Divulgação / Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caxias do Sul recolheu, na última semana, milhares de medicamentos descartados incorretamente. Os remédios estavam em dois contêineres (um de resíduos orgânicos e um de seletivos) na Rua Visconde de Pelotas, no Centro. O material foi localizado a partir de denúncia.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco o Diretor Técnico da Vigilância Sanitária, Rodrigo Zardo, explicou que, após inspeção, os dois contêineres foram recolhidos pela Codeca e levados a um local adequado, com apoio do Setor de Gerenciamento de Resíduos de Saúde Municipal, da Secretaria do Meio Ambiente e da Guarda Municipal. Zardo também afirmou que o caso já foi reportado às autoridades para que o responsável pelo descarte inadequado dos medicamentos seja localizado e punido. “Nós encaminhamos para a Secretaria de Segurança Pública do município um relatório com todo o ocorrido para que se iniciem as investigações, porque conversando com as pessoas dos estabelecimentos próximos do local, nenhuma viu quem fez o descarte. Então solicitamos o apoio da Secretaria de Segurança Pública porque eles conseguem pedir a análise das câmeras”, afirmou.

Segundo Zardo, detalhes como o fato de os medicamentos serem amostras grátis afasta a possibilidade de terem sido descartados por farmácias e drogarias, já a grande quantidade distancia a possibilidade de serem medicamentos para uso pessoal.

Foram contabilizados 1,2mil litros de medicamentos descartados de forma inadequada. “O descarte inadequado pode gerar contaminação do solo e das águas subterrâneas, porque esses medicamentos continham hormônios e antibióticos, que são potencialmente nocivos para o meio ambiente. O problema também é que, até recebermos a denúncia e fazermos o recolhimento, tivemos relatos de que moradores de rua estavam recolhendo alguns medicamentos”, salientou Zardo.  

Ainda conforme informações da Vigilância Sanitária, o descarte correto poderá custar aos cofres públicos cerca de R$ 5,5 mil, já que resíduos químicos precisam ser recolhidos por empresas licenciadas pela Fepam. O descarte incorreto de medicamentos configura crime ambiental e crime contra a saúde pública.

A orientação da Vigilância Sanitária é que remédios vencidos ou fora de uso não devem ser colocados no lixo comum, tampouco no seletivo. Os itens podem ser deixados em farmácias que realizam o recolhimento e destinação correta ou deixados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no caso de remédios que foram fornecidos pelo Município.

Caso a população encontre locais com descarte incorreto de medicamentos, materiais hospitalares ou outros químicos que ofereçam riscos à saúde, a denúncia deve ser feita na Vigilância Sanitária, pelo telefone (54) 3290.4516 ou na Secretaria do Meio Ambiente por meio do contato (54) 3901.1445.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais