Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Fator genético corresponde a 10% dos casos de câncer de próstata

por Clayton Camargo

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens, representando a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas

Foto: EBC/Divulgação

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, no Brasil ocorre um óbito a cada 38 minutos em decorrência da doença. Entre os diversos fatores que podem desencadear a patologia, em 10% dos casos existe um fator genético hereditário.

Todo indivíduo com câncer de próstata metastático ou com histórico familiar, particularmente desse tipo, ou de mama, ovário e pâncreas, deve procurar um médico geneticista para uma avaliação.

A identificação dos tumores hereditários possibilita a adoção de estratégias de prevenção e redução de risco para o paciente. Além disso, também viabiliza o aconselhamento genético da família, identificando outros indivíduos com risco aumentado para o desenvolvimento de neoplasias.

Ainda conforme os dados atualizados do INCA, estima-se que o país registre mais de 68 mil casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018/2019. As regiões com maior incidência são, por ordem decrescente de ocorrências, Sul; Sudeste; Centro-Oeste; Nordeste e Norte.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais