Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Secretário da Saúde de Caxias afirma que UCS deve qualificar atendimento na UPA Zona Norte

por Isadora Helena Martins

A instituição assumiu a gestão da Unidade de Pronto Atendimento nesta quarta-feira (01)

Foto: Divulgação / Matheus Argenta

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) assumiu a administração da Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte (UPA Zona Norte) oficialmente nesta quarta-feira (01). À meia-noite o Prefeito Flávio Cassina, o Vice-prefeito, Edio Elói Frizzo, e o secretário Municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, entregaram as chaves da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte ao reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Antonio Kuiava, ato que representou o início da nova gestão. O convênio firmado entre a prefeitura e a instituição é de pelo menos um ano e prevê o repasse de aproximadamente R$ 1,8 milhão por mês.

Durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, o secretário municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, afirmou que a UCS deve qualificar o atendimento no local investindo também no ensino dos profissionais. “O atendimento continua praticamente igual, os funcionários continuam praticamente os mesmos, tanto na área médica, quanto enfermagem e administrativo, o que vai mudar é o enfoque. Antes era simplesmente a prestação de serviços, o que agora muda é o aperfeiçoamento desse atendimento. Além da economia que vai se fazer, existe uma programação de ensino e qualificação que está no contrato”, disse.

O convênio entre a Prefeitura e a UCS foi anunciado no início do mês de junho como forma de suprir a saída do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) que era a entidade gestora da UPA desde que o serviço foi inaugurado em 2017. Porém, o contrato entre o Município e a UCS é alvo de uma ação judicial movida pelo Ministério Público Federal que entende que a escolha da nova gestora teria que ser feita via licitação. Quanto à judicialização, Castro afirmou que o convênio está dentro da legalidade. “Nós temos absoluta certeza da lisura do nosso procedimento, nós não temos dúvidas que fizemos tudo correto”, salientou.    

Conforme a Secretaria da Saúde, os atendimentos não foram interrompidos para a mudança da gestão e a UPA Zona Norte segue operando normalmente.

Ouça a entrevista com o secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, AQUI. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais