Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Com estoques abaixo de 40%, Banco de Sangue de Caxias do Sul necessita de doações

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Marcação de horários pode ser realizada pelo telefone (54) 3027-8600 ou pelo Whatsapp (54) 99113-4710

Foto: Mateus Argenta/Divulgação

O Banco de Sangue de Caxias do Sul alerta que está com os estoques em estado de alerta, algumas tipagens sanguíneas estão abaixo de 40% de acordo com o mínimo diário. Desde o início da pandemia da Covid-19, os agendamentos para doações decaíram, sendo junho o mês com maior queda (30%). Por isso, a instituição pede a colaboração da comunidade para doar sangue, que auxiliarão no tratamento de pacientes e nos atendimentos de urgência e emergência.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o diretor técnico do Banco, Dr. Guilherme Rasia, conta que a chegada do inverno também foi um dos fatores para a diminuição de doadores. O novo coronavírus agravou a situação, pois as pessoas sentem medo de sair de casa e não têm segurança para efetuar a transfusão. Esse cenário fez com que o sangue tipo O+ fosse o mais prejudicado, com armazenamento 15% abaixo da média. As outras tipagens, como A+ chegam a uma baixa de 30% , A- ,40%, e O-,30% abaixo da média.

Ele explica os impactos de uma contribuição. O sangue de um doador pode ajudar quatro pacientes que passam por tratamento contínuo. Cirurgias realizadas com urgência e emergência também usam das doações. Mas, ele salienta que há uma série de pré-requisitos que a população deve ter para se tornar um colaborador:

- Ter entre 18 e 69 anos (pode doar a partir dos 16 desde seja autorizado pelos responsáveis)

- Ter peso mínimo de 50kg

- Não estar em jejum

- Apresentar documento oficial com foto

- Mulheres podem doar três vezes em 12 meses

- Homens podem doar quatro vezes em 12 meses

Outra questão é o que veda a transfusão. Rasia alerta que os impeditivos são possuir tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de um ano; resfriado ou gripe (aguarde 15 dias após o término dos sintomas); endoscopia, colonoscopia, broncoscopia há menos de seis meses; ter doado sangue em menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres); ter herpes; estar com alergia em crise (asma, rinite ou urticaria); piercing em genital ou oral; e estilo de vida que inclua uso de drogas ou sexo sem o uso de preservativo com múltiplos parceiros.

Para agendar um horário, a entidade pede que haja contato prévio pelo telefone (54) 3027-8600 ou pelo Whatsapp (54) 99113-4710. A instituição também alterou o período de atendimento. Agora é de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 13h30 e nos sábados, das 07h30min às 12h.

O Banco de Sangue de Caxias do Sul fica na rua Garibaldi, 476, Centro de Caxias do Sul. Para evitar aglomeração, a equipe realizou divisão das salas de coleta, espera e lanche, além de aumentar a frequência de higienização das poltronas e disponibilização de álcool gel e propé.

Clique na aba “Ouvir Notícia” e confira a entrevista completa com o diretor técnico do Banco de Sangue do município, Dr. Guilherme Rasia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais