Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Tua Rádio São Francisco transmite a Missa Maranatha, da Igreja dos Capuchinhos, neste domingo, dia 3/12

por Pablo Ribeiro

Com a transmissão especial da Missa Maranatha das 10h, programação da emissora terá alterações. O programa ‘Vida’ será apresentado a partir das 8h. Já o programa ‘Gente Nossa’ vai ao ar às 9h.

Edição da Missa Maranatha de 2017.
Foto: Paróquia Imaculada Conceição/Arquivo/Divulgação

A Paróquia Imaculada Conceição, de Caxias do Sul, que completa 74 anos em 2023, realiza mais uma festa em honra à padroeira da comunidade. Localizada no bairro Rio Branco e com presença em outras 26 comunidades das regiões Sul e Sudoeste da cidade, a igreja deve receber centenas de fiéis. A festa ocorre neste domingo, dia 03 de dezembro, com realização das missas Maranatha, às 10h e 18h, e almoço festivo às 12h no salão paroquial.

A Tua Rádio São Francisco transmite a Missa Maranatha das 10h, no tradicional 560 AM, no 79,9 FM, além de live em facebook.com/redetuaradio e aplicativos. Devido à transmissão especial, a programação da emissora terá alterações neste domingo. Excepcionalmente, o programa ‘Vida: Ecologia e Sustentabilidade’ será apresentado a partir das 8h. Já o programa ‘Gente Nossa’ vai ao ar às 9h e a tradicional Missa Dominical será às 10h, com a transmissão especial da Missa Maranatha.

No dia da padroeira, 08 de dezembro, também ocorre a missa Maranatha, às 19h, seguida de procissão luminosa pelas ruas do entorno da igreja. 'Maria, uma resposta de Esperança!' é o lema que norteia a festa deste ano.

A festa da Imaculada Conceição mobiliza centenas de voluntários, entre os casais de festeiros, equipes de liturgia e apoio, e o tradicional coral da missa Maranatha, que vem se preparando desde o início de agosto, com ensaios, reuniões e encontros de mobilização. A celebração especial, marca registrada da festa, ocorre há cerca de 50 anos, e traz no nome a expressão bíblica que significa 'Vem, Senhor Jesus!'.

Também há uma árvore natalina no interior da Igreja Imaculada Conceição, com os dados e endereços das famílias atendidas pela Pastoral do Pão. As pessoas interessadas em ajudar poderão pegar um dos envelopes contidos na árvore, e providenciar a doação dos itens para a ceia de natal para aqueles que receberão as doações.

História

Frei Wilson João Sperandio, foi o idealizador da Missa Maranatha. A história dessa celebração começou unindo dois fatos. No início de 1977 padre Zezinho lançou um LP com o título “Maranatha”, termo hebraico que significa “Vem, Senhor Jesus!”. “Era uma missa toda cantada para o tempo do Advento e combinava com o tempo da festa da padroeira da paróquia Imaculada.

Para concretizar seu sonho, frei Wilson convidou o conjunto musical Ego Mecanóide que, segundo ele, logo “topou a parada”. Para acompanhar o conjunto, o então pároco convidou cerca de 120 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que formaram um grande coral e, no dia 8 de dezembro de 1977, foi apresentada pela primeira vez em Caxias do Sul a Missa Maranatha. A novidade logo se transformou em evento permanente, atraindo, todos os anos, milhares de pessoas. (Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais