Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Celebração da Paz reúne fiéis mesmo com chuva, em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

O ato relembrou o terceiro ano de falecimento do papeleiro Carlos Miguel dos Santos

Foto: Bárbara Moro

Nem a chuva e o mau tempo afastaram os fiéis da Paróquia Santa Catarina, em Caxias do Sul, no sábado, dia 26. A Caminhada pela Paz que estava sendo organizada pela Paróquia e pelo Projeto Círculos da Paz foi transferida, no entanto, junto ao Memorial Carlos Miguel, aos fundos da Casa Paroquial Santa Catarina, cerca de 25 pessoas estiveram reunidas celebrar a memória de Carlos Miguel dos Santos, papeleiro, que teve mais de 90% de seu corpo queimado, em 2012 e de tantas outras pessoas que perderam a vida em Caxias do Sul, nos últimos meses.

A Celebração que teve meia hora de duração, foi conduzida pelo Pe. Renato Ariotti, pároco de Santa Catarina, que sepultou Miguel, em setembro de 2012. O religioso e a Paróquia ficaram conhecidos, especialmente, pela adoção aos cães que pertenciam ao papeleiro. Hoje, os cães Scooby e Preta vivem junto ao Memorial, onde se encontra, também, o carrinho com o qual Carlos Miguel transportava os materiais recicláveis.

A partir da adoção dos cães, iniciou-se na Paróquia, o Projeto Círculos da Paz, que reúne cerca de 20 pessoas, no terceiro domingo de cada mês, para discutir ideias e propor ações em vista da paz e da prática da justiça restaurativa nos presídios e casas de detenção.

Pe. Renato, mais uma vez relembrou que Caxias do Sul tem grandes e peculiares belezas que, no entanto, são manchadas pela insegurança e pelos constantes atos de violência contra a vida. “Não basta só falar do que não está bom, é necessário fazer algo de melhor, começando na nossa casa, no trânsito, na tolerância entre os vizinhos, e entre nós” – resumiu Renato.

A Celebração da Paz integra as atividades da Semana Municipal da Paz, promovida pela Prefeitura de Caxias do Sul, com o tema “Eu pratico a paz, e você?”. “Para construirmos a paz, precisamos saber viver o “P” de perdão, o “A”, de amor e o “Z”, de zelo” – concluiu Pe. Renato, que abençoou copos de água, animais de estimação e fiéis que estavam presentes.

A Caminhada pela Paz, por sua vez, ganhou uma nova data. O evento será realizado no dia 25 de outubro, domingo, às 16 horas e, além da Paróquia e do Projeto Círculos da Paz, incluirá a Catequese na sua organização.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais