Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Igreja Católica inicia processo de investigação do milagre para beatificação de Frei Salvador

por Clayton Camargo

A busca para tornar o frei Venerável Servo de Deus começou em 1977, cinco anos após da morte dele, no dia 31 de maio de 1972

Foto: Divulgação

O bispo da Diocese de Caxias do Sul Dom José Gilson, abriu na manhã dessa segunda-feira, 27, o processo sobre o presumido milagre atribuído a intercessão do Venerável Servo de Deus, frei Salvador Pinzetta. Esta é a última etapa diocesana do processo de beatificação do religioso, que reúne evidências de um milagre, coletado em pesquisa feita pelo postulador local. O tribunal que vai investigar é constituído pelos padres Tiago Camozzato (Juiz delegado), Jones Fachinelli (Promotor de Justiça), Lucivan Francieski (Notário atuário) e Eleandro Teles (Chanceler do Bispado).

O desejo da comunidade de Flores da Cunha, em elevar o Capuchinho que pertenceu à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul, à condição de Beato, vem desde 1977, cuja documentação já se encontra em Roma junto à Congregação das Causas dos Santos, que aprovou em 2018 a documentação enviada pela comissão postulante. No ano passado o decreto assinado pelo Papa Francisco tornou o religioso Venerável Servo de Deus. Com isso, foi possível o culto à sua imagem. O processo de canonização teve início em 2011, com a instalação do Tribunal Eclesiástico.

Depois da abertura do processo na Diocese, nesta segunda, documentos, provas e testemunhos serão enviados ao Vaticano para que uma comissão de especialistas da área da teologia e da ciência da Congregação das Causas dos Santos, analisem se existe ou não o milagre. Caso o frei seja declarado Beato pelo Papa, a cerimônia acontecerá em Flores da Cunha com a presença de um representante do Vaticano.  Antes, essa etapa acontecia em Roma, mas por determinação do Papa Bento XVI, passou a ser na Diocese, em um movimento para valorizar a igreja local.

TRAJETÓRIA DO PROCESSO

A busca para tornar o frei Venerável Servo de Deus começou em 1977, cinco anos após da morte dele, no dia 31 de maio de 1972. O processo foi aberto em abril de 2011 na diocese de Caxias do Sul, com a instauração do Tribunal Eclesiástico Diocesano e nomeação do postulador da Causa de Beatificação, Dom Ângelo Domingos Salvador, que em 2012, levou os documentos para Roma. Depois disso, o vice-postulador, frei Celso Bordignon, ficou responsável por dar prosseguimento ao processo no Brasil, sendo que atualmente frei Sergio Marcelo Dal Moro, responde pela causa no âmbito da Diocese. O Capuchinho se tornou Vem erável Servo de Deus, em 13 de maio de 2019 , o frei Salvador Pinzetta foi tornado venerável pelo Papa, pelo papa Francisco.

Pela nromas da Igreja, para a beatificação é necessária a confirmação de um milagre. Nesse caso é escolhido um caso em que existe a possibilidade de ter ocorrido milagre, o postulador local pesquisa, reúne documentos (inclusive médicos) e coleta provas e testemunhos que certifiquem a relação do fato extraordinário com a invocação ao frei Pinzetta. Identificado o presumido milagre, reunidas as provas para a comprovação, o material vai para Roma onde a Congregação da Causa dos Santos, avaliará o caso, primeiro com opiniões de dois médicos, indicados pela Congregação. Se o parecer for positivo, uma outra avaliação será feita por uma junta médica composta por sete profissionais. Se, ao menos cinco derem parecer favorável, o processo continua.

O último processo é analisado por nove teólogos que avaliam a invocação e a intercessão. É necessário ao menos sete que pessoas atestem que houve milagre, para que o processo seja remetido a reunião de 22 cardiais e bispos que examinam o caso. Se eles também atestarem, o caso é encaminhado, em forma de um relatório, ao Papa que, se estiver de acordo, declara a beatificação. Se não concordar, o Papa arquiva-se o caso. No entanto, se for considerado beato, o próximo passo é a canonização, quando frei se tornaria santo, mas para isso depende de um segundo milagre e todo o processo de comprovação é feito novamente.

A VIDA DE FREI SALVADOR

O frei nasceu em 1911 no município de Casca e morreu em 1972, sendo a maior parte de seu ministério desenvolvido em Flores da Cunha. No seu batismo recebeu o nome de Hermínio Pinzetta, filho de Fiorentino Pinzetta e Isabela Romani. Foi o segundo de treze irmãos. Sua irmã mais velha, tornou-se religiosa (Irmã Flora) da Congregação das Irmãs Scalabrianas. Iniciou sua vida religiosa com os capuchinhos no dia 2 de fevereiro de 1944, em Marau. Ingressou no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Flores da Cunha no dia 22 de março de 1944 e recebeu o nome religioso de Frei Salvador de Casca. Sua Profissão Solene aconteceu no dia 6 de janeiro de 1949, em Flores da Cunha, onde desempenhou suas funções, de 1944 a 1946; em Garibaldi, de 1946 a 1948 e, novamente em Flores da Cunha, de 1948 a 1972. Sempre em trabalhos domésticos e serviços gerais: como cozinheiro, no jardim, na horta, na coleta de uvas, na fábrica de vinhos e na apicultura. Suas virtudes, são lembradas e citadas, por superiores e estudantes. Destacam a sua caridade, humildade, pobreza (um viver desapropriado), obediência (a virtude da escuta), castidade (transparência de vida).

Há 32 anos todas as quintas-feiras de Corpus Christi é celebrada a Romaria de Frei Salvador em Flores da Cunha. Romeiros saem do centro da cidade em direção ao Eremitério de Nossa Senhora de Fátima, há dois quilômetros do centro, onde o frei costumava rezar, todos os finais de tarde. Lá foi construída uma capela, onde acontecem as celebrações e a benção aos fiéis. Também nessa celebração é exaltada a produção ecológica e a Eucarestia. Frei Salvador costuma ir de casa em casa levar a hóstia, tendo como lema em sua vida “Sou o que Sou diante de Deus”. Era um religioso que tinha uma afinidade muito presente com a horta do Convento em Flores da Cunha, uma de suas atividades, onde viveu fraternalmente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais