Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio ocorre em formato restrito neste ano

por Isadora Helena Martins

Não haverá almoço festivo, procissões, bênção das máquinas agrícolas nem colheita e exposição dos frutos. Celebrações são com público limitado e com transmissão pelas mídias sociais do Santuário.

Foto: Divulgação / Santuário de Caravaggio

A tradicional Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio - que neste ano chega à sua 121ª edição - ocorre de forma reduzida para atender aos protocolos de saúde e segurança sanitária por conta da pandemia da Covid-19.

A Romaria Votiva é realizada anualmente para festejar a colheita dos agricultores da região, para agradecer e pedir proteção à Nossa Senhora. Neste ano, o calendário do evento contempla a novena que iniciou em 24 de janeiro e segue até o dia festivo, 02 de fevereiro. As missas ocorrem no santuário, às 20h, apenas com a participação presencial de representantes das Paróquias envolvidas na organização da Romaria. Conforme o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, são cerca de 70 pessoas por noite, sendo que o Santuário pode comportar até 200 fiéis de acordo com os atuais protocolos. Também é obrigatório o uso de máscara e álcool em gel.

Outra mudança significativa é que não haverá almoço no dia festivo, em 02 de fevereiro, como ocorria nos anos anteriores. As procissões, a pé ou de tratores, que são as maiores tradições do evento, também estão suspensas neste ano. Sendo assim, não haverá bênção coletiva das máquinas agrícolas. Outra ação da Romaria Votiva que está cancelada é a colheita dos primeiros frutos para exposição e, posterior, distribuição nas entidades de Farroupilha. Todas as restrições são para evitar aglomerações de fiéis durante as celebrações.

Nesta edição, o lema da Romaria Votiva é “Curar a vida e cuidar da criação”. Conforme padre Gilnei, o objetivo é promover a conscientização sobre a responsabilidade de todos no cuidado e preservação de todas as formas de vida. “Nós vivemos como todo o planeta esta pandemia então julgamos também que é um momento bom pra continuarmos fazendo a conscientização. Então, por isso, colocamos “Curar a vida”, por que ela hoje está se mostrando mais frágil e limitada. Precisamos todos tomar uma consciência comum para que esta pandemia possa ser vencida pela consciência e pela vacina. E claro que a gente não pode deixar de usar esse instrumento tão importante que é a fé. E “cuidar da criação” porque sabemos que está tudo interligado e o carinho que temos que ter com a natureza também infere na nossa vida e faz produzir, quem sabe, dias melhores também pra saúde de todos”, salientou.

A programação completa da Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio está disponível no site do Santuário em caravaggio.org.br. No dia da Romaria Votiva celebrado na próxima terça-feira, 02 de fevereiro, haverá missas às 8h, 10h30min, 15h e 17h, além do terço às 18h.

Todas as celebrações também são transmitidas nas redes sociais do Santuário (facebook.com/santuario.caravaggio e Instagram @santuario.caravaggio) bem como pelo Canal do Santuário no Youtube e no próprio site na WebTV.

PROGRAMAÇÃO
Novena e Bênção da Vindima
Missas celebradas no Santuário, às 20h
27/01 – Paróquia São Marcos
28/01 – Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
29/01 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus
30/01 – Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)
31/01 – Paróquia Jesus Ressuscitado
01/02 – Paróquia Jesus Bom Pastor
Dia Festivo – 02 de Fevereiro
8h, 10h30min, 15h e 17h – Santa Missa
18h – Santo Terço

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais