Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Dom José Gislon é o novo Bispo de Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Ele assume em setembro. Dom Alessandro ficará dois meses como administrador apostólico

Foto: Divulgação

O nome do novo Bispo Diocesano de Caxias do Sul foi divulgado na manhã desta quarta-feira (26). Dom José Gislon deixa a Diocese de Erechim para assumir no lugar de Dom Alessandro Ruffinoni, que renunciou conforme as leis previstas pelo Vaticano (chegou aos 75 anos de idade).

Em maio deste ano Dom José Gislon foi eleito presidente do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Dom Alessandro Ruffinoni vai se reunir com o novo Bispo para ajustar detalhes da transição. Dom Alessandro poderá permanecer na Diocese, trabalhando no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, ou realizar um trabalho missionário por um período fora de Caxias.

Dom José Gislon nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957, no município de Dona Emma (SC). É o terceiro dos nove filhos de Vicente Gislon e Jurema Gislon. Frequentou o serviço militar, de maio de 1976 a abril de 1977, no quartel da Polícia do Exército de Brasília.

Dom José Gislon ingressou no Seminário Santa Maria, dos freis Capuchinhos, em Engenheiro Gutierrez, Irati (PR) em 1978, onde cursou o 2º grau e postulantado. Ingressou no noviciado em 24 de janeiro de 1981, no Convento Nossa Senhora das Mercês, e emitiu os primeiros votos no dia 24 de janeiro de 1982.

Frequentou o curso de filosofia em 1982 e 1983, no Instituto de Filosofia dos Freis capuchinhos, em Ponta Grossa-PR. Concluiu a teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina (PR). Emitiu os votos perpétuos em 24 de novembro de 1987, em Ponta Grossa.

Foi ordenado diácono em 24 de novembro de 1987, em Ponta Grossa (PR) e ordenado sacerdote em 28 de maio de 1988, em Uraí (PR).

Fez o Curso de História da Igreja – Mestrado, na Universidade Gregoriana de Roma, de outubro de 1992 a janeiro de 1996.

Nomeado Bispo da Diocese de Erexim, RS pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, no dia 06 de junho de 2012.

Ordenação Episcopal, dia 03 de agosto de 2012, na igreja Na. Sra. das Mercês em Curitiba, PR.

Início de seu ministério episcopal na Diocese de Erexim, dia 19 de agosto de 2012, na Catedral São José, em Erechim, RS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais