Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Bênção dos freis na Praça Dante vira evento oficial de Caxias do Sul

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Projeto foi aprovado nesta terça-feira (22/10), no Legislativo. Agora, segue para análise do Executivo

Foto: Divulgação

A Bênção dos Freis Capuchinhos na Praça Dante Alighieri foi instituída como evento oficial do município, nesta terça-feira (22/10), na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O projeto de autoria do vereador Velocino Uez (PDT) foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Uma das justificativas está na tradição da atividade. Ela ocorre desde 2003, quando o frei Renato Zanolla se dirigiu à praça central da cidade, no dia 18 de dezembro, para dar a bênção às pessoas que precisassem do gesto. Essa atitude gerou um evento que existe há 15 anos no coração da cidade e que reúne cerca de 10 mil pessoas. Frades ficam em diversos pontos da praça para transmitir paz à comunidade, chegando a formar filas. Uez comenta que quanto mais ações do bem no espaço menores são as chances de criação de malfeitores.

 A notícia foi bem recebida pelo pároco da Paróquia Imaculada da Conceição, frei Marcelo Carvalho. Ele conta que a Praça Dante é o verdadeiro coração da cidade, onde muitas pessoas passam, tem sua liberdade e na qual os freis realizam a bênção para um público diverso, com outras denominações religiosas.

Neste ano, o evento ocorre no estacionamento da paróquia, no dia 11 dezembro, das 8h às 18h. Caso chova, será efetuado no salão paroquial da igreja. A Catedral Diocesana também vai receber o evento. Essa ação foi tomada após uma negativa da Prefeitura de Caxias do Sul para realizar a bênção na Praça Dante Alighieri. O motivo seria que, devido à iminente realização de atividades, como a Feira do Livro e o Natal, que vão exigir períodos prévios de montagens e adequações, não foi possível ceder o espaço. A ação do executivo ocasionou uma reflexão dos frades. Conforme frei Marcelo, eles trabalham na possibilidade de difundir o evento para as outras paróquias da Ordem Capuchinha.

Agora, o projeto segue para sanção ou veto do prefeito Daniel Guerra.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais