Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Festa de Santa Teresa D'Ávila 2023 é concluída com Missa festiva, bênção à cidade de Caxias e toque dos sinos

por Clayton Camargo

Ao final, com a imagem da Padroeira de Caxias do Sul na porta da Catedral, o bispo Dom José Gislon abençoou a cidade; festejos foram concluídos com a retomada do toque dos sinos, após a reforma do campanário, e queima de fogos

Foto: Felipe Padilha

A festa em honra a Santa Teresa D'Ávila, padroeira de Caxias do Sul e da Catedral Diocesana, foi concluída com a Missa festiva. A celebração, na noite deste domingo, 15 de outubro, memória litúrgica de Teresa, foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada pelos padres Volnei Vanassi e Tiago Camozzato, da Catedral, e pelo padre Leonardo Inácio Pereira, vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese, com a presença de diversas autoridades do município.

Em 2023, os festejos da Padroeira de Caxias do Sul tiveram como motivação a temática do 3º Ano Vocacional do Brasil: "Com Santa Teresa, vocacionados ao Amor". A programação iniciou no dia 24 de setembro com a primeira noite do tríduo preparatório, que seguiu nos dias 1º e 08 de outubro. No dia 1º aconteceu o almoço festivo e no sábado, 14 de outubro, as bênçãos aos fiéis na escadaria da Catedral e a Missa com bênção e homenagem aos professores, além do concerto com a Orquestra Jovem Florescer.

Em sua homilia, na Missa festiva, Dom José Gislon recordou a importância de Santa Teresa a Igreja e para os primeiros imigrantes italianos que a escolheram como Padroeira. "Ela é um exemplo único do papel extraordinário que a mulher desempenhou ao longo da história da Igreja e na sociedade. A sua voz, ainda hoje, ressoa na vida da Igreja, porque Teresa de Jesus é riacho que leva à fonte, que é Cristo. Teresa de Jesus, que conheceu as dificuldades dos caminhos, nos convida a caminhar com a Igreja, porque a fé gera pessoas verdadeiras, que dão testemunho a partir de sua vida e ações", salientou.

Ao final da Missa, a imagem da Padroeira foi levada à porta central da Catedral, onde o bispo diocesano deu a bênção à cidade de Caxias do Sul. Logo depois, foi retomado o toque dos sinos após a reforma da estrutura do campanário e os festejos de 2023 foram concluídos com uma queima de fogos silenciosos junto à Igreja-Mãe da Diocese de Caxias do Sul, que em 2024, irá completar os 125 anos de dedicação como igreja matriz de Caxias e, em 1934, elevada à Catedral.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais