Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

País celebra a padroeira

por Luciane Modena

Eventos focam os 300 anos da aparição, que ocorrem em 2017

Passo Fundo: cidade gaúcha promove a 35ª Romaria de Aparecida
Foto: Victoria Holzbach/Divulgação

Em 2017, o Brasil deverá viver um dos momentos religiosos mais importantes de sua história – a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba, em São Paulo. A devoção diante daquela imagem negra se expandiu de tal forma que Nossa Senhora Aparecida foi declarada padroeira do Brasil e o seu santuário, em Aparecida do Norte, é um dos mais visitados do mundo. Em 2014, a cidade de Aparecida acolheu 12,225 milhões de romeiros, número tão expressivo que fica atrás apenas do registrado em Guadalupe, no México, o centro mariano mais visitado do planeta.

A festa da padroeira, no dia 12 de outubro, é reverenciada em todo o país com grandes celebrações. No santuário nacional, a novena preparatória iniciou no sábado 3, motivada pelo tema da festa deste ano: Maria: Mãe que nos conduz a Jesus!”. No dia 12, estão programadas diversas missas e celebrações, com transmissão pela TV Aparecida, Rede Católica de Rádio. Rádio Aparecida e pelo portal A12.com. Destaques para a missa das crianças às 7h, celebração solene às 9h, consagração solene às 15h, procissão às 18h e missa de encerramento às 19h, presidida por dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e encerramento com show pirotécnico.

 

Passo Fundo

A padroeira do Brasil não é celebrada apenas no santuário Nacional, mas em inúmeras comunidades. Somente a diocese de Caxias tem cerca de 30 comunidades-igreja dedicadas a ela. Em Passo Fundo, ocorre uma das maiores manifestações a Nossa Senhora Aparecida – a 35ª romaria. O evento será realizado no dia 11 de outubro e marcará o início da peregrinação da imagem de Aparecida às 53 paróquias e mais de 800 comunidades nos 47 municípios abrangidos pela arquidiocese. A visita iniciará pela paróquia de Tapera e Carazinho será a última a receber a visita da imagem, de abril a julho de 2017.

A 35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida percorre um trajeto de cerca de 7 km entre a catedral de Passo Fundo e o santuário. A programação prevê missa na catedral às 7h, início da procissão às 8h, missa campal no santuário às 10h30, e bênção aos romeiros às14h30. No dia 12, no santuário, as celebrações prosseguem com diversas missas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais